Jimmy Page sobre uso de samples no rap: "Mesma coisa que o Led Zeppelin"
Por André Garcia
Postado em 23 de dezembro de 2022
Um dos acontecimentos que ajudaram a moldar a cultura pop oitentista foi o encontro do rock com o rap. Após Run-D.M.C. regravar "Walk This Way" com o Aerosmith e os Beastie Boys usarem sample de Led Zeppelin em seu álbum de estreia, a música popular jamais foi a mesma.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em 1998, para a trilha sonora do filme Godzilla, Jimmy Page entrou na onda e se juntou ao rapper Puff Daddy em "Come With Me", utilizando trechos de Kashmir. Em entrevista de 2020 para a Rolling Stone, o guitar hero deu sua opinião sobre o hip hop e o uso de samples.
Rolling Stone: Nos anos 80, a bateria de John Bonham virou uma das fundações do hip hop. Posteriormente, você colaborou com Puff Daddy na faixa que usava trecho de "Kashmir". O que faz do hip hop algo significativo para você?
Jimmy Page: Você é produto de seu ambiente musical. Eu aprendi a tocar violão com algum músicas de fogueira ou skiffle, depois que aprendi a tocar guitarra e desenvolvi meu próprio estilo. Eu queria investigar, como Sir Richard Burton [explorador britânico no século XIX], tentando encontrar a fonte do Rio Nilo.
Sem falar dos samples de nossas músicas, dava para ver que no hip hop eles tinham conhecimento em muitas áreas — além das coisas que eles ouviam, eles sabiam como combinar aquilo em outra forma de arte. Aquilo era ótimo, porque era basicamente a mesma coisa que aconteceu com o Led Zeppelin. Hip hop me fascinava, toda aquela cultura de dançarinos de break, e toda aquela coisa vinda das ruas. Eu achava ótimo, e tinha umas coisas muito corajosas.
Vou te contar que, quando Puff Daddy entrou em contato querendo fazer aquela parada, eu pensei: "Uau! É isso aí Nós já fomos sampleados o bastante, por que não tocar de verdade?" Eu achei ótimo. Foi uma coisa épica o que ele fez: ele botou duas orquestras, pelo amor de Deus [risos]! A gente nunca tinha esse tipo de luxo. E, quando toquei com ele no Saturday Night Live, foi fenomenal. Ele gravou umas tomadas, e cada uma era diferente das outras. Ele estava improvisando, eu admiro o trabalho dele.
Led Zeppelin
Após a separação do Yardbirds em 1968, coube ao guitarrista Jimmy Page cumprir o restante da agenda de shows acompanhado de outros músicos como The New Yardbirds. Os escolhidos para a missão foram Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, e o resultado ficou tão bom que foi unânime a decisão de dar continuidade àquilo com o nome Led Zeppelin.
Já em seus primeiros álbuns, se tornou uma das maiores bandas do planeta com seu blues, não só pesado como enriquecido com referências musicais das mais diversas. Após chegar à estratosfera com "Led Zeppelin IV" e hits como "Stairway to Heaven", nos trabalhos seguintes embarcou em uma sonoridade mais experimental e progressiva, usando e abusando de elementos de estúdio. Fase essa que chegou ao auge no álbum duplo "Physical Graffiti" (1975).
A partir dali, por outro lado, a banda começou a sofrer com os desgastes entre seus integrantes. Para piorar, Robert Plant passou por problemas de saúde e tragédias pessoais, como a morte de seu filho Karac, de apenas cinco anos. E isso ao mesmo tempo que Jimmy Page, conforme afundava no alcoolismo, não conseguia mais repetir ao vivo as performances do começo da década.
A história do Led Zeppelin foi repentina e tragicamente encerrada em 1980 com a morte do baterista John Bonham, após tomar dezenas de doses de whisky. Apesar de reuniões esporádicas com bateristas como Phil Collins e Jason Bonham — filho de Bonzo — jamais produziu novo material.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O membro do Led Zeppelin que passou perto de sair da banda em 1973
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
A canção do Fleetwood Mac usada para estruturar um dos maiores clássicos do Led Zeppelin
Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"


