Noel Gallagher revela seu único arrependimento em sair do Oasis
Por André Garcia
Postado em 06 de dezembro de 2022
Goste você ou não, o Oasis escreveu seu nome na história da música britânica como uma das maiores bandas dos anos 90. Mais que isso, foi uma das últimas grandes bandas dos anos finais da antiga indústria fonográfica — sepultada viva no começo da década seguinte pelo surgimento do Napster e o compartilhamento de arquivos.
Noel Gallagher - Mais Novidades
Do começo ao fim, sua trajetória sempre foi marcada pela relação conflituosa entre os irmãos Noel e Liam Gallagher. Virou rotina para os fãs de música as constantes e incessantes brigas e trocas de farpas entre eles. Dos anos 2000 para frente, parecia que eles seguiriam naquela batida para o resto de suas vidas, mas em 2009 tudo mudou.
Mais especificamente, foi na noite de 28 de agosto daquele ano que o Oasis tocaria no festival Rock En Seine, em Paris. Faltando pouco para subir ao palco, os irmãos tiveram uma briga feia que extrapolou as demais. Pelo que consta, Liam chegou a ameaçar a esposa do irmão e quebrou a guitarra preferida dele.
Em entrevista de 2011 para a Last.fm, Noel relembrou aquele episódio e, usando seu cáustico humor britânico, confessou seu único arrependimento de ter saído do Oasis naquela fatídica noite:
"Só tínhamos mais dois shows para fazer naquela turnê: aquela noite em Paris e mais um. Eu poderia ter voltado, feito o show, ido embora, feito o outro show na Itália, e aí ficaríamos um ano e meio sem nos ver... Poderia ter sido diferente, [mas] eu simplesmente entrei no carro e pensei: 'Não, dessa vez não. Foi violento e desnecessário. Tô fora!'"
"Eu nunca me arrependi [de sair do Oasis]. Só me arrependo de ter deixado aqueles garotos lá no campo em Paris para ouvir Bloc Party. Por isso sim, eu peço perdão."
Oasis
Formado em Manchester, o Oasis surgiu com "Definitely Maybe", que atingiu um sucesso poucas vezes feito por um álbum de estreia. Com o clipe de "Live Forever" passando sem parar na MTV, Noel e Liam Gallagher se tornaram astros quase que da noite para o dia.
O álbum seguinte, "What's the Story Morning Glory" conseguiu até mesmo superar o sucesso de seu antecessor, com hits como "Wonderwall" e "Don't Look Back in Anger". Vivendo os excessos e loucuras da vida de rockstars, não demorou para que aquilo começasse a cobrar seu preço. Além das tensões entre os irmãos, os demais membros, sofrendo com todo tipo de problemas pessoais, levaram a banda a constantes mudanças de formação.
A partir dos anos 2000, o Oasis jamais voltou a fazer o sucesso da década anterior, mas se manteve ativo com lançamentos e turnês regulares até 2009. Todo mundo já estava mais do que acostumado às constantes brigas e o ódio que Liam e Noel tinham pelo outro, mas quando o vocalista em um rompante quebrou a guitarra preferida do irmão, foi a gota d'água: imediatamente após aquela briga, Noel foi embora e anunciou não apenas o cancelamento do show, como sua saída da banda, que chegou ao fim logo em seguida.
Mais de uma década já se passou, e desde então na Inglaterra são incessantes os rumores de seu retorno — que jamais se concretiza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O baixista argentino dos anos 1960 que tinha preconceito com o rock brasileiro anos 1980
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire


A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O álbum dos anos 1970 que Oasis é tão importante quanto, segundo Noel Gallagher
O rockstar que para Noel Gallagher é uma mistura de John Lennon com Paul McCartney


