O álbum dos anos 1970 que Oasis é tão importante quanto, segundo Noel Gallagher
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2025
Poucas bandas conseguiram capturar o espírito de sua época como o Oasis. O disco de estreia, "Definitely Maybe" (1994), não apenas colocou o britpop no topo do mundo, mas também devolveu ao rock uma sensação de pertencimento que andava esquecida. Mais de 30 anos depois, Noel Gallagher voltou a refletir sobre o impacto daquele álbum e o colocou lado a lado com outro marco da música britânica: "Never Mind the Bollocks", do Sex Pistols.
Em entrevista resgatada pelo Far Out Magazine, Noel afirmou que os dois trabalhos representam o auge da expressão juvenil em momentos distintos da história. "'Definitely Maybe' é tão importante quanto 'Never Mind the Bollocks'", declarou o guitarrista e principal compositor do Oasis. "Ambos foram a expressão absoluta da cultura jovem em seus tempos." A comparação não é gratuita - o músico sempre reconheceu a influência da fúria punk sobre sua geração e sobre o surgimento do Oasis em Manchester.

A admiração pelos Sex Pistols é um raro ponto de concordância entre os irmãos Gallagher. Liam, por exemplo, já afirmou em entrevistas que "qualquer faixa do 'Never Mind the Bollocks' ainda é insuperável". Segundo ele, "era algo simples, direto, e ainda assim agressivo e cheio de paixão. Ninguém jamais chegou perto daquele disco". Para Noel, o impacto foi tão profundo que ele considera o álbum "o mais influente de todos os tempos".
Durante a conversa, o ex-líder do High Flying Birds também comentou sobre as mudanças culturais e sociais desde o auge do britpop. Ao lembrar uma entrevista de 2006 à revista The Big Issue, Noel já alertava sobre como as redes sociais, ainda em seus primeiros anos, estavam transformando a maneira como os jovens se conectam. "A nova geração está presa a uma ilusão. Acham que têm 642 mil amigos, mas na verdade não têm nenhum. Se tivessem, estariam num pub, falando sobre montar uma banda", disse à época.
Oasis e Sex Pistols
Os números recentes parecem dar razão ao músico: estudos apontam que 40% dos jovens entre 16 e 29 anos relatam sentir solidão "com frequência ou sempre" - um contraste brutal com a época em que bandas eram um ponto de encontro e não apenas um conteúdo digital. Noel lamenta a perda desse senso de comunidade, algo que ele considera o verdadeiro combustível do rock. "Ser parte de uma banda é o último tipo de união", reforçou.
Noel e Liam viveram esse sentimento em seu auge - de pubs apertados em Manchester a multidões ensandecidas em Knebworth, o Oasis simbolizou uma irmandade musical difícil de reproduzir. Hoje, ao olhar para trás, Noel reconhece a força quase mística daquele início: "Você acha que é brilhante e que nunca vai acabar... até que acaba." E talvez seja justamente essa consciência da efemeridade que torne "Definitely Maybe" e "Never Mind the Bollocks" dois discos eternos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
O único álbum do The Who que Noel Gallagher consegue ouvir inteiro do começo ao fim
O lendário guitarrista do post punk que se ofereceu para tocar no Oasis - e o Oasis não quis
Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros
Rolling Stone: revista elege melhores faixas de álbuns ruins


