Neil Young só fará turnês se for totalmente "autossustentável e renovável"
Por André Garcia
Postado em 02 de dezembro de 2022
Neil Young já flertou com a música romântica em diversos momentos, mas nunca foi exatamente um romântico, no sentido acadêmico da palavra. O canadense sempre foi mais um idealista desiludido — o tipo que tem em sua cabeça como a vida poderia ser melhor, e não quer fazer parte do círculo vicioso.
Neil Young - Mais Novidades
Prova disso foi, este ano, o canadense ter removido suas músicas da maior plataforma de streaming do mundo por não concordar com suas práticas.
Conforme publicado pela NME, em recente entrevista para o The New Yorker, Young disse que, se ele voltar a fazer uma turnê, tudo terá que ser feito sem causar impacto ambiental.
"Eu tenho uma ideia. Tenho trabalhado nela com uns amigos por uns sete ou oito meses. Estamos tentando descobrir como fazer uma autossustentável e renovável turnê. Tudo que nossos veículos transportam — o palco, as luzes, o som... —, é com energia limpa. Nada de sujeira com a gente. Montando isso, podemos levar para qualquer lugar que formos."
"Isso é algo muito importante para mim, se eu voltar a sair [em turnê] novamente. Eu ainda não estou certo se quero, ainda estou tentando sentir isso. Mas, se eu for, quero ter certeza de que tudo seja limpo."
"Quando foi a última vez que você lembra de ter comido em um show, o quão bom foi? [A comida] veio de uma fazenda de agricultura familiar? Aposto que não. Veio de uma fábrica do agro negócio que está nos matando. Eu tenho trabalhado nessa ideia de incluir comida, bebida e merchandising nesse lance de tudo ser limpo. Me certificarei de que tudo venha de fazendeiros de verdade."
"Depois que já tiver montado, já tiver rodado e eu já tiver feito minha parte da turnê, não tem motivo para ela parar. A turnê pode continuar com outro headliner. É sobre sustentabilidade e renovabilidade para o futuro, o amor pela Terra como ela é. Nós queremos fazer o correto. Essa é a ideia", concluiu.
Neil Young
Neil Young iniciou sua carreira no Canadá, sua terra natal, mas só experimentou o sucesso pela primeira vez ao mudar para os Estados Unidos. Ele foi membro do Buffalo Springfield, que emplacou o hit "For What It's Worth", mas após sua separação flopou em sua estreia como artista solo.
Entre 1969 e 70, ele virou a chave e afundou o pé no acelerador, emplacando três álbuns aclamados como obras-primas e que tiveram grande êxito comercial: "Everybody Knows This Is Nowhere" (como líder do Crazy Horse), "Déjà Vu" (como membro do Crosby, Stills, Nash & Young) e "After the Gold Rush" (como artista solo).
Em 1972, após atingir seu auge com "Harvest", parecia que ele não tinha como dar errado. Entretanto, a ascensão ao status de astro fez com que ele se desiludisse com a superficialidade da fama. Ao rejeitar aquilo, em meados da década sofreu uma série de revezes em sua vida pessoal, que provocaram uma série de fracassos comerciais.
No final da década, ele ressurgiu mais pesado e cascudo que nunca com "Rust Never Sleeps" (1979). O álbum foi alavancado pelos hits gêmeos "My My, Hey Hey (Out of the Blue)" e "Hey Hey, My My (Into the Black)" — respectivamente, faixa de abertura e faixa de encerramento.
Ao longo da década de 80, voltou a amargar fracassos comerciais como resultados de suas batalhas criativas contra a gravadora. Seguindo em altos e baixos, tornou a brilhar com "Freedom" (1989) e "Harvest Moon" (1992).
Na ativa até hoje, Neil Young segue defendendo aquilo que acredita e lançando álbuns — tanto de material novo quanto de gravações antigas. Como sempre, ele segue fazendo o que bem entende, e sempre vale a pena ficar de olho. Afinal de contas, quando menos se espera, ele aparece com uma nova joia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Os 10 melhores álbuns do metal de 2025 até agora, incluindo 1 brasileiro
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
O vocalista que quase entrou no Crosby, Stills & Nash no lugar de Neil Young
Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"


