Tony Iommi diz que nunca teve problemas para criar riffs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de janeiro de 2023
O lendário guitarrista Tony Iommi, fundador do Black Sabbath e maior criador de riffs de todos os tempos, concedeu entrevista à Dave Everley, colaborador da revista Metal Hammer. Os riffs criados por Iommi foram o tema central da conversa, publicada nesta segunda-feira (23 de janeiro).
Black Sabbath - Mais Novidades
"Não tive muitos problemas para criar riffs. Agora que eu disse isso, provavelmente nunca mais inventarei outro. Mas tenho centenas deles ao longo dos anos em vários CDs. Alguns deles remontam ao Sabbath original, alguns da era Dio, pedaços de quando Ian Gillan ou Tony Martin estavam na banda. Eu nem sei o que está lá. Continuo ameaçando sentar e ouvir todos eles um dia desses, quando tiver a chance", disse o músico, que na sequência, falou sobre a música "Symptom Of The Universe".
Ao ser questionado se estava competindo com algum guitarrista quando escreveu a canção acima citada, Iommi respondeu com as seguintes palavras: "Eu estava em competição comigo mesmo. Eu sempre tentava ter ideias cada vez mais inventivas – afinações diferentes, trocar os amplificadores, apenas brincar com as guitarras. Eu estava constantemente tentando melhorar as coisas e mudar as coisas. Eu realmente não ouvia outras pessoas, apenas no caso de começar a tocar o riff de outra pessoa por engano".
A parte "diferentona" de "Symptom Of The Universe"
Embora seu início seja uma pancada nos ouvidos, "Symptom Of The Universe" vira uma música completamente diferente em seus dois minutos finais. E segundo Iommi, não foi nada proposital.
"Éramos apenas nós tocando juntos. Foi algo que eu inventei e Geezer [Butler, baixo] e Bill [Ward, bateria] seguiram, e então, Ozzy apareceu. Lembro que quando tínhamos Ronnie Dio conosco, toquei para ele a faixa ‘Die Young’. Foi em um ritmo completamente diferente, e ele disse: ‘Você não pode fazer isso!’. Eu disse: ‘Claro que podemos. É o que sempre fizemos’".
"Symptom Of The Universe" é uma das faixas de "Sabotage", sexto disco de estúdio do Sabbath, lançado em 1975.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu

Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir Black Sabbath
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin
Dave Grohl: Beatles tem a música mais pesada que qualquer coisa do Sabbath ou Motorhead


