Tony Iommi diz que nunca teve problemas para criar riffs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de janeiro de 2023
O lendário guitarrista Tony Iommi, fundador do Black Sabbath e maior criador de riffs de todos os tempos, concedeu entrevista à Dave Everley, colaborador da revista Metal Hammer. Os riffs criados por Iommi foram o tema central da conversa, publicada nesta segunda-feira (23 de janeiro).
Black Sabbath - Mais Novidades
"Não tive muitos problemas para criar riffs. Agora que eu disse isso, provavelmente nunca mais inventarei outro. Mas tenho centenas deles ao longo dos anos em vários CDs. Alguns deles remontam ao Sabbath original, alguns da era Dio, pedaços de quando Ian Gillan ou Tony Martin estavam na banda. Eu nem sei o que está lá. Continuo ameaçando sentar e ouvir todos eles um dia desses, quando tiver a chance", disse o músico, que na sequência, falou sobre a música "Symptom Of The Universe".
Ao ser questionado se estava competindo com algum guitarrista quando escreveu a canção acima citada, Iommi respondeu com as seguintes palavras: "Eu estava em competição comigo mesmo. Eu sempre tentava ter ideias cada vez mais inventivas – afinações diferentes, trocar os amplificadores, apenas brincar com as guitarras. Eu estava constantemente tentando melhorar as coisas e mudar as coisas. Eu realmente não ouvia outras pessoas, apenas no caso de começar a tocar o riff de outra pessoa por engano".
A parte "diferentona" de "Symptom Of The Universe"
Embora seu início seja uma pancada nos ouvidos, "Symptom Of The Universe" vira uma música completamente diferente em seus dois minutos finais. E segundo Iommi, não foi nada proposital.
"Éramos apenas nós tocando juntos. Foi algo que eu inventei e Geezer [Butler, baixo] e Bill [Ward, bateria] seguiram, e então, Ozzy apareceu. Lembro que quando tínhamos Ronnie Dio conosco, toquei para ele a faixa ‘Die Young’. Foi em um ritmo completamente diferente, e ele disse: ‘Você não pode fazer isso!’. Eu disse: ‘Claro que podemos. É o que sempre fizemos’".
"Symptom Of The Universe" é uma das faixas de "Sabotage", sexto disco de estúdio do Sabbath, lançado em 1975.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica

Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir Black Sabbath
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião contundente de Vernon Reid sobre "War Pigs", clássico do Black Sabbath
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir


