Tony Iommi diz que nunca teve problemas para criar riffs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de janeiro de 2023
O lendário guitarrista Tony Iommi, fundador do Black Sabbath e maior criador de riffs de todos os tempos, concedeu entrevista à Dave Everley, colaborador da revista Metal Hammer. Os riffs criados por Iommi foram o tema central da conversa, publicada nesta segunda-feira (23 de janeiro).
Black Sabbath - Mais Novidades
"Não tive muitos problemas para criar riffs. Agora que eu disse isso, provavelmente nunca mais inventarei outro. Mas tenho centenas deles ao longo dos anos em vários CDs. Alguns deles remontam ao Sabbath original, alguns da era Dio, pedaços de quando Ian Gillan ou Tony Martin estavam na banda. Eu nem sei o que está lá. Continuo ameaçando sentar e ouvir todos eles um dia desses, quando tiver a chance", disse o músico, que na sequência, falou sobre a música "Symptom Of The Universe".
Ao ser questionado se estava competindo com algum guitarrista quando escreveu a canção acima citada, Iommi respondeu com as seguintes palavras: "Eu estava em competição comigo mesmo. Eu sempre tentava ter ideias cada vez mais inventivas – afinações diferentes, trocar os amplificadores, apenas brincar com as guitarras. Eu estava constantemente tentando melhorar as coisas e mudar as coisas. Eu realmente não ouvia outras pessoas, apenas no caso de começar a tocar o riff de outra pessoa por engano".
A parte "diferentona" de "Symptom Of The Universe"
Embora seu início seja uma pancada nos ouvidos, "Symptom Of The Universe" vira uma música completamente diferente em seus dois minutos finais. E segundo Iommi, não foi nada proposital.
"Éramos apenas nós tocando juntos. Foi algo que eu inventei e Geezer [Butler, baixo] e Bill [Ward, bateria] seguiram, e então, Ozzy apareceu. Lembro que quando tínhamos Ronnie Dio conosco, toquei para ele a faixa ‘Die Young’. Foi em um ritmo completamente diferente, e ele disse: ‘Você não pode fazer isso!’. Eu disse: ‘Claro que podemos. É o que sempre fizemos’".
"Symptom Of The Universe" é uma das faixas de "Sabotage", sexto disco de estúdio do Sabbath, lançado em 1975.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Roy Khan admite não conseguir mais cantar as músicas do Kamelot como no passado
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart

Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir Black Sabbath
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
O clássico do Black Sabbath em que Dio manda indireta "bem direta" para Blackmore
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir


