O hit de Raul Seixas acusado de plágio que é ponto alto de sua fixação por discos voadores
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de janeiro de 2023
O hit "S.O.S" aparece no álbum "Gita", de Raul Seixas, e fala sobre pedir ajuda aos seres de outro planeta para nos salvar aqui na Terra. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore falou mais curiosidades sobre a canção.
O que significa "S.O.S"
"Essa sigla S.O.S vem do Código Morse, que era uma forma de se comunicar em longa distância com o telégrafo. Todo alfabeto foi codificado e cada letra vira um conjunto de traços ou pontos. Então, S.O.S virou mensagem universal de socorro. A tripulação do Titanic, por exemplo, enviou esse código no telégrafo. Essa sigla foi escolhida porque é muito fácil de escrever no código. No caso, Raul Seixas está pedindo ajuda dos discos voadores. Isso se baseia em uma fixação que ele tinha por esse assunto na época".
Duas versões
"O hit teve uma versão anterior e se chamava ‘Objeto Voador’, gravado pelo Leno & Lílian, dupla da jovem guarda. O Raul foi produtor da CBS no começo dos anos 1970 e conheceu muita gente. Ele se envolveu também no processo criativo de algumas canções. Essa dupla era amiga do Raul e o Leno queria abandonar a ingenuidade da jovem guarda. O Raul deu esse novo direcionamento musical para eles. Os versos das duas versões são diferentes, mas o refrão é idêntico".
A presença de Rick Ferreira
"Nessa música, o Raul Seixas toca violão e o Rick Ferreira está na guitarra. Eles tinham acabado de se conhecer. O Rick morava em Ipanema e o Raul mostrou S.O.S. Eles criaram o riff de introdução juntos. Eles usaram a guitarra chamada pedal steel, que você toca com o instrumento deitado. O Raul quis usar nessa música".
Acusação de plágio
"No manuscrito de S.O.S, podemos ver que ele indica que a sonoridade queria ser mais country. O detalhe é que essa música é apontada pelos biógrafos dele como uma releitura ou plágio da canção Mr. Spaceman, do grupo The Byrds. Existem mesmo semelhanças no jeito de tocar e no conteúdo da letra".
Religiões e discos voadores
"O Raul Seixas cita na letra que rezou para os totens. Ele se refere a uma prática religiosa que foi encontrada em diversos povos do mundo. Os europeus encontraram postes em formato de animais e figuras da natureza. A ideia é fazer uma conexão com o sagrado. Mas a música tem fixação com o disco voador, que é algo que aparece em várias letras do Raul. Era um símbolo para a contracultura de algo que quebrava os padrões e crenças, além da objetividade científica".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps