Nirvana: Ex-baterista Chad Channing relembra como soube da morte de Kurt Cobain
Por André Garcia
Postado em 12 de janeiro de 2023
Quando se fala de Nirvana, logo se pensa na dupla Kurt Cobain e Krist Novoselic à frente do baterista Dave Grohl. No entanto, ele não foi o primeiro e nem o segundo dono das baquetas na banda. Antes dele, na época do álbum de estreia, "Bleach" (1989), o posto era ocupado por Chad Channing.
Em trecho de documentário disponível no YouTube, Chad contou como recebeu a notícia da morte de Kurt.
"Eu estava dirigindo com um amigo, não lembro para onde. Quando fui ouvir o rádio, tinha um cara dizendo que havia um corpo, mas que não dava para saber de quem era, ou algo assim. Só sabia que era um homem, e que foi encontrado morto em uma casa em algum lugar, aí cortou para o comercial. Eu pensei que devia ser a hora do noticiário, sabe? Foi muito estranho porque, sem saber, esperando o intervalo comercial, de alguma forma eu pensei 'Deve ser Kurt. Eu não sei por quê. Não sei o que me levou a pensar aquilo, eu apenas senti."
"O lance para mim foi que me senti quase que como se eu tivesse sido roubado, sabe? Tinha certas coisas que eu queria dizer para ele, que queria conversar com ele. Não era nada em específico, só que fazia tempo que não nos falávamos. De repente, percebi que já era. Aquilo foi o mais difícil para mim. Aquela possibilidade não existia mais.
Chad Channing conheceu Kurt Cobain e Krist Novoselic em abril de 1988, enquanto buscavam um substituto para Dave Foster, que havia sido preso. Ele entrou para a banda e tocou na maior parte do "Bleach", seu álbum de estreia. O trio permaneceu junto até junho de 1990, quando ele deu lugar a Dave Grohl. Embora tenha sido demitido, não houve briga ou algo assim, apenas Kurt estava evoluindo musicalmente e desejava um baterista que permitisse ao Nirvana andar para frente.
O baterista não guardou ressentimentos de Kurt, e lembra dele como um amigo: "Dava para ver que Kurt possuía algo de único e legal, algo que daria as caras cedo ou tarde. Era só questão de tempo, a gente só não sabia quando seria. Éramos bons amigos, fazendo música... ele era uma pessoa quieta, mas era legal."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps