Kiss: Gene Simmons e Paul Stanley discordam quanto a autoria de "God of Thunder"
Por André Garcia
Postado em 09 de janeiro de 2023
Em seu meio século de história, o Kiss passou por diversas formações, e a única coisa que todas elas tiveram em comum foi a presença do guitarrista base Paul Stanley e o baixista Gene Simmons. Além de núcleo criativo da banda, foi a dupla que não só a formou como concebeu seu conceito.
Em entrevista de 1992 para a revista Guitar World, eles comentaram alguns dos maiores clássicos do Kiss. Curiosamente, eles demonstraram discordar quando o assunto é quem foi o pai de "God of Thunder".
Simmons: No final do nosso terceiro álbum ["Dressed to Kill"], nós nos acostumamos com os estilos de composição um do outro. As de Paul eram sempre um pouco mais animadas e alegres, e as minhas eram mais sombrias. Então, às vezes, zombávamos um do outro, e Paul uma vez me disse: "Qualquer um pode escrever uma música de Gene Simmons". Para provar seu argumento, ele voltou no dia seguinte com "God of Thunder". Eu mudei parte da letra e cantei.
Quando ouvi a música pela primeira vez, imediatamente tive visões da cena em Fantasia, onde o topo da montanha se abre e há uma grande figura alada parada ali — algo no escuro das sombras. Mas a letra de Paul errou feio: era toda sobre Afrodite e o amor.
Os efeitos sonoros de crianças foram feitos pelos dois filhos de Bob Ezrin, que correram para o estúdio usando capacetes de brinquedo, walkie-talkies e armas de raios. A voz esquisita na música vem de um capacete, que nós microfonamos. Não foi planejado e não tínhamos ideia do que tudo aquilo significava, mas parecia certo. Ficou bem Twilight Zone – muito estranho.
Stanley: Não digo que Gene está mentindo sobre "God of Thunder", mas talvez ele estivesse tentando entretê-lo. É da natureza de Gene enfeitar uma história, torná-la mais interessante do que realmente é. Aqui vai a verdadeira história: eu escrevi aquela música sobre mim mesmo, e a letra original era quase idêntica à que foi gravada. [O verso] 'Ouça minha palavra e atenda o chamado' era originalmente 'Fazemos amor até sangrarmos', essa foi a única coisa que mudou.
Quando a escrevi, tinha toda a intenção de cantar, mas Bob Ezrin achou que seria mais apropriado que Gene cantasse. Embora tenha se tornado conhecida como uma música de Gene Simmons, certamente não foi escrita para ele, nem como uma piada.
Confira abaixo a versão demo de "God of Thunder", com Paul Stanley no vocal:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps