Bill Ward conta como se tornou vegano em meados dos anos 80
Por André Garcia
Postado em 21 de fevereiro de 2023
Você sabia que metade dos membros fundadores do Black Sabbath, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward, são vegetarianos? Ward abandonou os alimentos de origem animal de sua dieta já nos anos 80, após chegar ao fundo do poço e perder tudo em batalha contra o alcoolismo.
Bill Ward - Mais Novidades
Conforme publicado pela Metal Hammer, Ward revelou que a decisão de se tornar vegetariano foi parte de um processo de reconstrução pessoal.
"Demorou muito tempo para eu aprender a amar — especialmente o amor pelo meu semelhante, mas acho que tenho me saído melhor hoje em dia. Aos animais é fácil, tanto que me tornei vegano em 1986, detesto qualquer violência contra os animais. Eu não quero estar em desarmonia, viver com raiva ou medo do mundo que nos foi dado."
"Em 1984", prosseguiu, "eu tinha perdido tudo, até as calças — estava usando as de outra pessoa! Eu rastejei para fora de um beco após um pesado abuso alcoólico, e percebi que estava me matando. A coisa virou questão de reconstruir a mim mesmo, fortalecer meu corpo. Uns dois anos depois, parei de comer carne. Ponto final."
O baterista destacou a importância que teve em sua reconstrução pessoal seu retorno à banda que o consagrou para o álbum ao vivo "Reunion" (1998): "Eu pensava que aquela parte da minha vida já tinha acabado, eu ficava muito triste com aquilo. Então voltar e chutar algumas bundas realmente resolveu aquilo."
Em entrevista de 2009 para a The Rock 'N' Roll Cook, Ward declarou que não comer carne pode ter salvo sua vida.
"Todos os anos, quando eu recebo [os resultados de] meus exames, eles estão cada vez melhores. Eu tenho 61 anos, mas os meus níveis de colesterol são muito bons. Eu tive um ataque cardíaco há 11 anos. O médico me perguntou se eu seguia uma dieta especial, quando eu estava nos cuidados intensivos, e eu disse 'eu não como carne ou peixe'. Ele disse que minha dieta pode ter ajudado a salvar a minha vida e me ajudou a superar meus ataques cardíacos, já que meus níveis de colesterol estavam bons. Ele me disse para permanecer com esse estilo de vida, e ele é ideal para mim. Eu não me sinto com moral de dizer às pessoas para pararem de comer animais só porque eu o fiz. Apenas digo que funcionou muito bem para mim."
Ao longo das décadas, muitos artistas da música popular têm adotado o estilo de vida alternativo da alimentação vegana. Desde o final dos anos 60, Paul McCartney e sua então esposa, Linda, se tornaram uma espécie de embaixadores do vegetarianismo. Nos anos 80, Sting e Morrissey também adotaram a dieta e levantaram sua bandeira: enquanto o primeiro lidava com aquilo de uma forma mais zen, o segundo partia para o confronto com omnívoros e brandava que carne era assassinato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


O baterista que fez Bill Ward sonhar em "chegar lá", e que ele conheceu depois de muitos anos
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Bill Ward: "Lars Ulrich é um baterista excepcional"


