"Somewhere In Time - Um Clássico do Iron Maiden", lançamento da Estética Torta
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 08 de fevereiro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Nesta empreitada épica do escritor Stjepan Juras, "Somewhere in Time", sexto álbum de estúdio do Iron Maiden, ganha um livro basicamente à sua altura, onde o autor se debruça sobre todos os detalhes deste disco tão amado e por vezes tão mal compreendido da Donzela de Ferro. Na época de seu lançamento, em 1986, o mundo do Heavy Metal passava por um turbilhão de acontecimentos e novos discos pipocavam nas prateleiras das lojas, com inúmeras bandas lançando aqueles que seriam suas obras-primas, como o Metallica com "Master of Puppets" e o Slayer com "Reign in Blood". Além disso, novos nomes estavam despontando, e o Thrash Metal estava com a corda toda. Só para citar mais alguns discos lançados naquele ano, temos os alemães do Kreator com "Pleasure to Kill" e Destruction com "Eternal Devastation", Onslaught com "The Force", Whiplash e o poderoso "Power and Pain" e Megadeth e seu marcante "Peace Sells... But Who's Buying?". No Brasil o Sepultura lançava seu primeiro álbum completo, "Morbid Visions" e ao redor do mundo mais e mais discos faziam a festa dos headbangers.
Naquele ano tão movimentado, bandas como Darkthrone, Nuclear Assault, Pestilence, Prong, Bolt Thrower e Skid Row davam seus primeiros passos, enquanto baluartes como Black Sabbath passavam por problemas de formação e popularidade. No livro, Stjepan fala sobre esse período e a situação do Maiden nesta época, relembrando também fatos importantes ocorridos no mundo, desde os filmes em cartaz nos cinemas até o acidente nuclear de Chernobyl. Tudo isso impactava o universo de Steve Harris & cia.
Vindos da turnê monumental "World Slavery Tour", que percorreu o mundo entre agosto de 1984 e julho de 1985, Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray e Adrian Smith (guitarras), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria) estavam cansados da estrada e precisavam de um descanso antes de começar a compor "Somewhere in Time" e entrar em estúdio com o produtor Martin Birch.
Então, sendo 1986 um ano tão concorrido e com tantas coisas acontecendo, e após uma turnê tão longa, era preciso que o Iron Maiden, descansasse, se concentrasse e desse um passo além, tanto visualmente quanto musicalmente. E em ambos os quesitos o grupo soube se superar, lançando este que é seu melhor álbum, do meu ponto de vista e de milhares de fãs. "Somewhere in Time" possui aquela que é a capa mais complexa de Derek Riggs, com dezenas de mensagens escondidas, assunto abordado com afinco por Stjepan no livro. Aliás, é de se apavorar com a meticulosidade na pesquisa do autor, sempre engajado em apresentar aos fãs um material completo e de qualidade, com muita pesquisa e uma dose de "Sherlock Holmes". Em alguns casos Stjepan se envereda por teorias de conspiração malucas sobre o surgimento de músicas, detalhes na capa do álbum e acontecimentos, mas, tudo muito justificável e que por muitas vezes nós mesmos já poderíamos ter pensado. Por se não se tratar de uma biografia oficial da banda ou do disco, Stjepan não se furta em falar o que pensa.
Com capa dura e 384 páginas, "Somewhere In Time – Um Clássico do Iron Maiden" entrega ao leitor o que há de melhor no mundo maideniano, que, como sabemos, é um mundo à parte. Além do texto em si recheados de informações, há inúmeros recortes de jornais, fotos, cartazes de shows e festivais, capas de singles e demais itens de memorabilia. Assim como o livro anterior, a leitura flui de forma rápida e leve, ficando com gostinho de quero mais.
Revisitar a história de "Somewhere In Time" enquanto a banda se prepara para a "The Future Past Tour" – tour que terá início em junho de 2023 celebrando faixas deste clássico com músicas do recente "Senjutsu" – é uma tarefa prazerosa e que rende um aprendizado ainda maior sobre esta fase. Por enquanto o giro desta turnê passará apenas pela Europa, mas já há datas agendadas para a banda aqui no Brasil em 2024, afinal, é por aqui que a banda concentra seu público mais apaixonado. Quem sabe finalmente teremos a oportunidade de ouvir "Alexander the Great" ao vivo? Segundo Bruce Dickinson em uma declaração recente, a inclusão desta música no set list está nos planos da banda. Outra faixa do disco comentada recentemente é "The Loneliness Of The Long Distance Runner", onde Steve Harris avaliou a possibilidade de tocá-la em uma entrevista.
"Somewhere In Time – Um Clássico do Iron Maiden" foi o segundo lançamento da Estética Torta de uma série sobre o Iron Maiden. O primeiro livro, sobre "The Number of the Beast", já foi resenhado aqui pelo Banger Books, com Stjepan literalmente dissecando a estreia de Bruce Dickinson na banda e contando todos os detalhes sobre aquela fase. Nossa próxima viagem é para trás, no terceiro livro da série, "Powerslave: Um Clássico do Iron Maiden".
Livro: "Somewhere In Time – Um Clássico do Iron Maiden"
Tradutor: Luiz Fernando Souza Spósito
Editora: Estética Torta – 2020
Autor: Stjepan Juras
Páginas: 384
Compre o livro aqui:
https://www.esteticatorta.com/produtos/livro-somewhere-in-time-um-classico-do-iron-maiden/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026


As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina


