O hit da Legião Urbana que critica Chernobyl, desastre do Césio 137 e usina de Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2023
O hit "Angra dos Reis", da Legião Urbana", surgiu no disco "Que País É Este". Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou curiosidades sobre o clássico.
Preocupação ambiental
"Essa letra tem preocupação ambiental. Surgiu antes do juiz apitar, mas a letra só aos 40 do segundo tempo. Em 1987, a Legião Urbana entrou para produzir um disco de inéditas. Eles decidiram gravar um álbum em que a maior parte das músicas eram do Aborto Elétrico. Aí, em novembro, o produtor Mayrton Bahia disse que só ia terminar a produção quando o Renato Russo entregasse a letra de ‘Angra dos Reis’. O Renato chegou no dia seguinte mau humorado e jogou a letra na mesa do produtor".
Legião Urbana - Mais Novidades
Crítica à usina nuclear
"Angra dos Reis é um município do Rio de Janeiro e o título faz uma crítica contra as instalações das usinas nucleares lá. Ele disse que é um nome indígena que significava ‘Terra Fofa’. A Usina Angra 1 começou a funcionar em 1985. Em 1987, estava em construção a Angra 2. Já tinha sido começada a Angra 3, que até hoje não terminou".
Crítica ao Césio 187 e Chernobyl
"Ele escreveu também pensando no acidente de Chernobyl, que fazia parte da União Soviética. Houve muitas mortes. Em setembro de 1987, teve também o acidente do Césio 187 em Goiânia. Pessoas acharam que era sucata e espalharam um isótopo. Quatro pessoas morreram e mais de 100 em decorrência. Ele escreve movido pela preocupação ambiental e parte desses acidentes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps