RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio

imagemCinco países com muita tradição no mundo do heavy metal

imagemFilhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria

imagemO hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono

imagemLemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"

imagem"Já fui chamada de Barbie do metal, mas não dou a mínima", diz Simone Simons

imagemO que o Metallica tem que as outras bandas não tem? Lars Ulrich explicou o segredo já em 1985

imagemO inesperado único cover que Engenheiros do Hawaii tocava no começo da carreira

imagemGráfico em vídeo mostra cantoras de metal mais populares entre 2004 e 2023

imagemU2: "Songs of Surrender" está vendendo mais que a soma do resto do top 5

imagemA participação de Marisa Orth em novo disco de João Gordo que impressionou o punk

imagemOs 10 vídeos do Iron Maiden mais assistidos no Youtube; um gravado no Brasil está na lista

imagemMustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista

imagemComo é feita a divisão de solos de guitarra no Megadeth, de acordo com Dave Mustaine

imagemA diferença entre Marty Friedman e Kiko Loureiro, segundo Dave Mustaine


Stamp
Summer Breeze B

Pink Floyd: Nick Mason comenta as músicas que formam a trilha sonora de sua vida

Por André Garcia
Postado em 03 de fevereiro de 2023

O Pink Floyd é unanimemente considerado um dos maiores nomes da história do rock britânico. E não é para menos, afinal de contas, apenas nos anos 70, a banda lançou uma obra-prima a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Bruce Dickinson

O baterista Nick Mason, que nas horas vagas coleciona Ferraris, foi um de seus fundadores, e o único integrante a fazer parte de todas as formações. Em entrevista para a NME, ele comentou algumas faixas que formam a trilha sonora de sua vida.

A primeira música pela qual me apaixonei

Blue Suede Shoes - Elvis Presley

O início do rock n roll. Elvis estava levando as coisas um pouco além de Bill Haley. Bill Haley foi o primeiro disco que comprei — tenho quase certeza que em 78 [rotações] em vez de 45 (o que entrega minha idade!)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro álbum que eu comprei

Elvis Presley – Elvis Presley

Aquela foto em preto e branco de Elvis e [o nome] "Elvis Presley’ em letras neon verde e rosa, o primeiro álbum que ele lançou. Tinha 'Blue Suede Shoes' e 'Hound Dog, 'Ring My Telephone'... estava absolutamente recheado com seus primeiros sucessos. Ainda era a época em que você comprava discos em loja de eletrodomésticos: em algum lugar no fundo da loja, depois de passar por todas as máquinas de lavar e geladeiras, tinha uma cabine com discos. Eu comprei lá, em vez de em uma loja de discos, com aquelas cabines estranhas de secador de cabelo.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro show que assisti

Tommy Steele – Hackney Empire (1957)

Aquilo foi bem apropriadamente bizarro. Tommy Steele era a atração principal do Hackney Empire, eu devia ter uns 13 anos. Eu estava de uniforme escolar com minha mochila, fui para lá depois da aula. Provavelmente foi uma matinê. Não era uma coisa totalmente musical, era quase como um music hall: tinha comediantes, malabaristas, todo tipo de coisas duvidosas que as pessoas tinham que assistir antes de nosso Tommy aparecer.

Música que redescobri durante o lockdown

Burlesque - Family

Uma das coisas que fiz [durante o lockdown] foi mudar minha coleção de vinil de Londres para Wiltshire, onde eu finalmente tinha um ótimo toca-discos instalado [na minha casa]. Eu peguei todos os meus discos — há provavelmente 100 coisas diferentes para redescobrir quando você percorre pilhas de discos. Mas redescobrir Family foi em parte aquela coisa de relembrar a música, de estar com amigos o tempo todo… "Burlesque" me levou de volta àquelas memórias, eu amo o sentimento daquela faixa.

Música que me leva de volta à adolescência

Peter Gunn - Duane Eddy

Foi a primeira coisa que aprendi na guitarra. Não sou guitarrista, então foi provavelmente a primeira e a última coisa que aprendi na guitarra. Pouco depois disso, foi o começo da formação [do Pink Floyd]. Eu não fui o guitarrista porque alguém já tinha uma guitarra. Não sabíamos tocar nenhum daqueles [instrumentos], mas foi combinado que um cara já tinha uma guitarra, então eu tinha que comprar outra coisa. A última coisa que eu queria era ser um baixista, então fui e comprei uma bateria.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Música que eu queria ter composto

Blowin' In The Wind - Bob Dylan

Qualquer coisa de Bob Dylan, na verdade — o maior compositor de todos os tempos. Ele era tão radicalmente diferente de todos os outros…

Música que não sai da minha cabeça

Comfortably Numb - Pink Floyd

Bruce Dickinson

Se você estiver gravando em um estúdio, quando terminar a faixa, pelo resto da noite ela ficará revirando na sua cabeça, sem parar. Não importa se é algo que você realmente gosta ou para o qual você está apenas tentando encontrar uma parte de bateria. O verso de abertura de "Comfortably Numb" tem uma parte de bateria muito, muito esparsa, então você está sempre tentando... não exatamente repetir, mas reproduzir o mesmo peso. Faltam muitas batidas, essa é uma das grandes coisas dela: não começa com um padrão que segue ao longo de toda a música.

Música que não aguento mais ouvir

Hotel California - The Eagles

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É uma ótima música, vamos deixar isso claro. Na verdade, eu a gravei com alguém, uma banda tributo incrível chamada The Illegal Eagles, nós gravamos para a festa de um amigo. Era tão popular que quando [o Pink Floyd] estava em turnê pela América, cada carro em que entrávamos, cada estação de rádio estava tocando. Como ficávamos no carro com bastante frequência por algumas horas, era uma daquelas coisas em que você pensava: 'Eu bem que poderia viver sem ouvir essa música novamente'. Parecia que o mundo estava mudando, e o The Eagles iria dominá-lo.

Música que me faz querer dançar

I Want To Take You Higher - Sly and the Family Stone

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não sou de dançar, mas poderia ser qualquer coisa que tivesse Tony Thompson ou Greg Errico — bateristas do Chic e Sly Stone. Por conta do lockdown, meus dias de dança ficaram de lado. Posso te assegurar que não estou muito preocupado em voltar a dançar!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pomba


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Garcia

Sou redator e tradutor freelancer e escritor, autor do livro de contos Liber IMP. Ouço rock desde pequeno, leio coisas sobre bandas desde sempre e escrevo sobre ela já tem anos. Cresci como fã de Iron Maiden e paladino do rock, mas já me tratei. Hoje sou fã de nomes como Beatles, David Bowie, The Cure, Kraftwerk e Velvet Underground, e de cenas como a Londres psicodélica, a Nova Iorque proto-punk e a Manchester pós-punk. Escrevo notas e notícias rápidas para o Whiplash.Net visando compartilhar conteúdo relevante sobre música e cultura pop.
Mais matérias de André Garcia.