Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Por Bruce William
Postado em 07 de novembro de 2025
Eles eram pesados, e quando abriam espaço, iam longe: solos e improvisos de dezenas de minutos. No Deep Purple, Ritchie Blackmore afinou um idioma próprio juntando blues, rock e referências de conservatório. A fagulha, ele mesmo contou: "Meu interesse por música clássica no geral foi o que me levou na direção de tentar combinar blues, rock e ideias clássicas em uma declaração de estilo. Aos 15 anos, vi uma banda que fazia clássicos em versão rock, chamada Nero and the Gladiators. Eles usavam togas... você pensaria que pareceriam ridículos, mas funcionou."
Ritchie Blackmore - Mais Novidades
A partir dali, Blackmore começou a caçar solos que soassem diferentes. No palco, ele sabia ocupar espaço sem fantasia. Gene Simmons explicou o magnetismo, relembra a Far Out: "Para quem entende, Ritchie Blackmore significa o mundo, ele tem o que é preciso. No palco, ele tinha o 'algo' que atraía os olhos porque as pessoas vão ao show e primeiro ouvem com os olhos. Ritchie se vestia de preto e tinha a Strat, tinha presença de palco." Visual enxuto, foco no som.
Quando pedem que cite gravações que o marcaram, Blackmore aponta um nome que poucos conhecem: Big Jim Sullivan. E os elogios são fartos: "Na minha opinião, dois dos melhores solos já gravados foram tocados por Big Jim Sullivan. [Isso] para mim foi o começo da guitarra elétrica inglesa." Um deles, conforme aponta a Rock And Roll Garage, está em "Together" (1964), de P. J. Proby (youtube), uma faixa de estúdio em que a guitarra respira fraseado e intenção sem precisar de pirotecnia. E o outro está em "The Crying Game" de Dave Berry (youtube), onde o Sullivan usou o pedal DeArmond de volume/tone (proto-wah), frequentemente lembrado como o primeiro hit britânico com esse efeito.
A escolha diz muito sobre o ouvido de Blackmore. Em vez de listar os suspeitos de sempre, ele resgata quem ajudou a construir o alicerce. E há até um motivo pessoal para tanto: "Big Jim Sullivan foi um professor meu, porque morava na esquina, então eu podia ir muito até lá." A proximidade vira um profundo respeito e não apenas pelo currículo, mas pelo som captado no rolo de fita.
Blackmore ainda sublinha um ponto que muita gente esquece: há músicos que somem nos créditos porque não chamavam atenção fazendo firulas. "Eles são provavelmente os dois melhores guitarristas na Inglaterra. Ninguém sabe porque não fazem pirotecnia, eles apenas tocam." É o elogio que mais combina com Sullivan: um profissional de estúdio cuja guitarra empurrou as bases do que viria a ser chamado de "inglês" na linguagem elétrica.
Se a equação de Blackmore junta clássicos, blues e pegada, os tais dois solos funcionam como prova de conceito. Não é sobre velocidade; é sobre escolha de notas, ataque e clareza. E, na visão dele, é ali que a "guitarra elétrica inglesa" ganha contorno, e isso antes de ganhar palco, luz e textos de história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O herói na guitarra para Adrian Smith, do Iron Maiden; "você não toca como ele quando começa"


