De onde surgiu a lenda de que "Dark Side of the Moon" sincroniza com O Mágico de Oz?
Por André Garcia
Postado em 17 de abril de 2023
Você certamente já ouviu em algum lugar que o álbum "The Dark Side of the Moon" sincroniza com filme O Mágico de Oz quando rodados ao mesmo tempo — e provavelmente já conferiu se era verdade. Mas você sabe de onde essa história saiu? Você sabia que ela partiu de um jornalista respeitado que até já venceu um Pulitzer (o Oscar do jornalismo)?
Em entrevista para a Mojo4Music, Charlie Savage contou a história por trás da história.
"Comecei a me interessar pelo Pink Floyd quando adolescente, porque meu irmão curtia. Em 1994, em meu último ano no ensino médio, fui com amigos assistir a [um show da] The Division Bell Tour, em Indianapolis. Quando entrei na faculdade naquele outono, tive acesso à internet pela primeira vez. Entre as coisas que comecei a usar estava o Usenet — um quadro de mensagens virtual baseado em texto. Lá tinha comunidades de várias bandas que eu gostava, e o alt.music.pink-floyd era interessante, eu sempre visitava."
"Alguém me disse [lá] que se você assistisse O Mágico de Oz com o som mudo, e tocasse 'The Dark Side Of The Moon', eles sincronizariam de maneiras interessantes. Eu aluguei o filme em VHS e fizemos uma experiência: fizemos observações sobre várias sobreposições líricas com as imagens enquanto as identificávamos. Então o álbum terminou, e foi isso. Foi muito coisa de calouro socializando, passando 45 minutos numa noite aleatória."
No ano seguinte, Savage já escrevia para o jornal The Journal Gazette, cujo editor estava sempre em busca de coisas diferentes para publicar. Certo dia ele sugeriu um artigo sobre "Dark Side of the Moon" e O Mágico de Oz, e a pauta foi aprovada.
"Eu me diverti com o artigo", contou o jornalista, "incluindo muitas referências às letras do Pink Floyd, e mais tarde postei uma cópia dele em um site pessoal rudimentar. Depois, o artigo se transformou em uma página dedicada ao assunto."
Conforme o artigo se espalhava pela internet, era como se ele começasse a ganhar vida própria. Mas foi ao ser referenciado como fonte na Wikipedia que a coisa acabou que tomar uma proporção tão grande que seu autor confessou ter ficado mais marcado por ela do que por seu trabalho como jornalista político.
"Construí uma carreira como jornalista, especializado em segurança nacional e questões legais: poder presidencial, ataques de drones, privilégio executivo, detenção em Guantánamo, comissões militares, vigilância, e por aí vai. É um assunto que pode ser bem pesado. Com o passar do tempo, fiz as pazes com o fato de que aquele artigo que escrevi aos 19 anos vai me acompanhar pelo resto da minha vida", concluiu.
O "The Dark Side of the Moon" foi concebido e escrito por Roger Waters, que, no ano passado, em entrevista para Joe Rogan, negou haver relação intencional entre o álbum e O Mágico de Oz:
"Pode até ser que [o álbum e o filme sincronizem] se você fizer como eles dizem, mas não tem nada a ver com a gente, nenhum de nós. Não tem nada a ver com qualquer membro do Pink Floyd, ou qualquer um que tenha escrito ou gravado qualquer uma das músicas."
O rock é um gênero sem igual no que se refere a mexer com a imaginação dos fãs, o que pode ser comprovado pela quantidade de teorias da conspiração que produziu. A mais famosa delas é a que diz que Paul McCartney morreu e foi substituído nos Beatles por um sósia.
Entre outras teorias quase tão conhecidas quanto, podemos citar a de que Jim Morrison forjou a própria morte, a de que Jimi Hendrix morreu por ter vendido a alma ao diabo; que John Lennon foi morto pelo governo dos Estados Unidos; que Kurt Cobain foi assassinado a mando de Courtney Love… Mas, entre os boatos que não envolvem morte, é provável que esse escrito por Charlie Savage esteja no topo do pódio.
Mas, afinal de contas, o "Dark Side…" realmente sincroniza com O Mágico de Oz? Confira no vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps