Rick Rubin relembra como convenceu Johnny Cash a regravar "Hurt"
Por André Garcia
Postado em 16 de abril de 2023
O Nine Inch Nails se consagrou na primeira prateleira do rock alternativo com o álbum "The Downward Spiral" (1996). Se tornou um hit a introspectiva e comovente faixa "Hurt", que chegou a ser indicada ao Grammy de Melhor Música de Rock naquele mesmo ano. Mesmo assim, hoje quando se fala dessa música, muitos pensam mais em Johnny Cash do que Nine Inch Nails.
Johnny Cash lançou sua versão de "Hurt" no álbum "American IV: The Man Comes Around" (2002), produzido por Rick Rubin. À Rolling Stone, o produtor contou que teve um bom pressentimento quanto à inclusão daquela faixa no álbum, mas primeiro precisou convencer o cantor:
"Johnny [Cash] e eu compilávamos músicas como possíveis covers para ele cantar, e mandamos um para o outro. 'Hurt' foi uma das que enviei. Tinha umas 20 músicas, incluindo essa, na fita que mandei, e foi uma das que ele não respondeu. Por conta da sonoridade da versão do Nine Inch Nails, creio que tenha sido difícil para ele ouvir. Então, eu enviei só a ele a letra, e disse: 'Leia só a letra — se você gostar dela, damos um jeito de fazer de uma forma que te agrade.'"
"Gravamos na minha casa, em Los Angeles", acrescentou Rick. "Construímos tudo do zero. É uma música acústica, então foi gravada como uma música acústica mais minimalista do que acabou se tornando. A através de overdubs [gravações adicionais], construímos todo o drama que está na música para dar suporte ao poder da letra e a maneira como Johnny a interpretou."
Rubin contou ainda que o cantor sofreu com a frustração com sua voz, desgastada pelo tempo e pela vida:
"Houve momentos em que a voz dele deu uma falhada, mas ele tentou fazer disso algo positivo na escolha da música. Ele estava extremamente incomodado com a maneira como sua voz soava. Muitas vezes durante o processo, ele ficava decepcionado consigo mesmo. Ele sempre pôde contar com sua voz, mas, naquela fase, não conseguia mais. Foi uma verdadeira luta para ele, mas quando montamos tudo e ficou pronta, ele amou", concluiu.
"American IV: The Man Comes Around" foi um grande sucesso comercial, com mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo. A crítica reconheceu aquele trabalho não só como um ressurgimento de Johnny Cash, mas como um dos melhores trabalhos de sua carreira. Entre os vários prêmios a que foi indicado, destaca-se o Grammy de Melhor Álbum de Folk Contemporâneo e Melhor Performance Vocal Masculina de Country.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps