Roger Waters recusa entrevista à TV iraniana e critica líderes religiosos do país
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de maio de 2023
O músico Roger Waters, ex-baixista e vocalista da banda Pink Floyd, informou através de suas redes sociais que recusou conceder entrevista à uma rede de TV iraniana. Segundo Waters, o motivo para a recusa foi a forma como os líderes do país asiático abordam os direitos humanos.
Roger Waters - Mais Novidades
Waters citou o caso de Mahsa Amini, que tinha 22 anos e foi morta três dias depois de ser detida pela "Polícia da Moralidade" do Irã. O "crime" cometido por Mahsa foi infringir o código de vestimenta do país ao deixar uma mecha de seu cabelo aparecer.
"Esta manhã, com pesar e com o coração pesado, recusei um pedido de entrevista de uma estação de TV afiliada ao Irã. Por que? Não falo farsi, não moro no Irã, então estou inevitavelmente em desvantagem para entender todo o cenário doméstico lá. Também sou ateu, o que influencia minha visão. Sou apaixonado por meu apoio e defesa dos direitos humanos individuais. Sim, estou falando de Mahsa Amini e de todas as outras vítimas. A ideia de uma força policial impor regras draconianas de vestuário às nossas irmãs iranianas é um anátema absoluto na era moderna. Os aiatolás no Irã, escravos de seu dogma recebido, como seus equivalentes no apartheid de Israel, aparentemente não dão a mínima para os direitos humanos e, conseqüentemente, não posso apoiá-los. Dito isto, defenderia com a minha vida o direito do povo iraniano à autodeterminação. E se os EUA, o Reino Unido e o grande petróleo os tivessem deixado em paz em 1953?", escreveu o músico, que citou a canção "Comfortably Numb" na sequência de seu post.
"O vislumbre fugaz que descrevo em minha música ‘Comfortably Numb’ foi, agora percebo, um vislumbre de liberdade, um vislumbre de livre escolha, um vislumbre de um mundo livre de todos os dogmas mortais, religiosos ou seculares. Uma criança cheira uma flor, uma jovem sacode os cabelos ao sol, um povo respira o ar, sai das sombras e suspira de alívio.
Parem de matar as crianças!
Amor."
Roger Waters passará pela América do Sul no segundo semestre. O cantor e compositor anunciou shows na Argentina, no Chile e no Uruguai.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Venom e Motörhead também foram massacrados pela crítica, diz Tom G. Warrior
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões

Roger Waters anuncia mais uma data na América Latina, mas brasileiros continuam irritados
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O frustrante único encontro de Roger Waters do Pink Floyd com John Lennon dos Beatles
O clássico álbum considerado por Roger Waters "o fim da linha" para o Pink Floyd


