A ligação entre sedução a origem da música na humanidade, segundo Thedy Corrêa
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de maio de 2023
A música é certamente uma das expressões culturais mais universais que existem e toda cultura cria sua própria noção de musicalidade.Em entrevista ao Inteligência Ltda., Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós, explicou sua teoria de como e quando essa importante arte surgiu.
"Uma das teorias mais aceitas sobre o surgimento da música é que tudo começou para acompanhar o movimento do homo sapiens para reproduzir o ritual de acasalamento dos animais. Nós observávamos que os animais tinham um comportamento que é quase uma dança para seduzir a fêmea.
Aquela dança pode ser acompanhada por sons emitidos pelos animais. Tem uma dança junto. O homem primitivo observou aquilo e inspirado nisso começou a fazer a mesma coisa com a fêmea. As primeiras ideias de música foi o ritmo que um tocava para o outro dançar. Podia bater em qualquer coisa que fizesse barulho. O primeiro instrumento musical que se tem registro é uma flauta feita com osso de 40 mil anos".
"Toco com o Nenhum de Nós há 35 anos. Já faz 10 anos que dou palestras sobre música. Me aprofundei sobre o efeito da música no nosso cérebro. A música tem um processamento paralelo. Quando você ouve, o cérebro, inconscientemente, começa a decifrar os atributos como volume, afinação, local de onde vem.
Todo o cérebro é ocupado na tarefa de decifrar o som. Aquilo libera o neurotransmissor da dopamina, que atua no prazer. Se você está viajando, por exemplo, e toca uma música, vai juntar a felicidade da viagem com a dopamina da música. Toda aquela atividade cerebral se transforma num registro de memória. Por isso, quando você ouve uma música e passa por um momento feliz, quando você ouve essa mesma música, essa sensação se repete".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps