Cinco lições importantes que a primeira edição do Summer Breeze Brasil nos ensinou
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de maio de 2023
O Summer Breeze Brasil foi realizado pela primeira vez nos dias 29 e 30 de abril, no Memorial da América Latina, localizado em São Paulo. A primeira edição do festival em solo brasileiro reuniu milhares de headbangers e contou com apresentações de grandes nomes da música pesada, como Accept, Avantasia, Blind Guardian, Kreator, Krisiun, Parkway Drive, Testament, Sepultura e Stratovarius.
O "debut" do Summer Breeze Brasil foi muito legal e deixou algumas reflexões, que podem ser conferidas na lista abaixo, elaborada pelo redator Mateus Ribeiro. Aperte o play e confira cinco lições importantes que o Summer Breeze Brasil 2023 nos ensinou.
Existe vida além de Iron Maiden e Metallica
Ao contrário do que acontece com outros grandes festivais realizados no Brasil e no mundo, o Summer Breeze não teve nenhum dinossauro imortal do rock/metal na sua linha de frente, como Kiss, Metallica, Iron Maiden, AC/DC ou Ozzy Osbourne. O cast da primeira edição contou com muitas bandas que estão um pouco abaixo dos nomes citados no quesito popularidade, mas que são muito competentes.
A organização do Summer Breeze acertou a mão ao trazer muitas bandas que não enchem estádios ou grandes arenas ao invés de contratar um "cachorro grande" que toca por aqui quase sempre, cujo cachê seria suficiente para pagar dois ou três grupos mais novos.
O Brasil continua fazendo metal de qualidade
As bandas brasileiras que tocaram no Summer Breeze mostraram que o Brasil foi, é e continuará sendo um grande centro do metal mundial. Sepultura, Krisiun, Crypta, Viper e Project46 fizeram ótimas apresentações e comprovaram que o Brasil é um país com muita tradição no universo do heavy metal.
O metal está mais vivo do que nunca
Para a tristeza dos fãs mais tradicionalistas que não aceitam nada criado após os anos 1980, o metal está mais vivo do que nunca. Bandas como Parkway Drive e Bury Tomorrow fizeram ótimas apresentações e deixaram claro que há muita coisa boa e moderna sendo feita.
Agora, se você está preso nos anos 1980 e está esperando o Kreator lançar a parte 2 de "Endless Pain", o problema é completamente seu.
Quanto mais estilos, melhor
Em sua primeira edição, o Summer Breeze Brasil brindou várias vertentes do rock/metal, como grunge, hard rock, heavy metal, power metal, thrash metal, death metal, folk metal e metalcore. E a união de vários estilos deu muito certo, já que o evento não ficou monótono em nenhum instante.
Fãs de diferentes estilos podem (e devem) conviver em paz
Quem foi ao Summer Breeze, notou que o público do evento foi composto por fãs de inúmeras ramificações do heavy metal. Talvez, em outras épocas, isso poderia ser um problema, mas felizmente, as coisas mudaram.
A convivência entre as diferentes "tribos" foi muito pacífica e não aconteceram grandes tumultos ou confusões. Ainda bem!
A organização do Summer Breeze anunciou que o evento será realizado em 2024. Quais bandas você quer ver? Opine nos comentários!
Summer Breeze Brasil 2023
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps