Nando Reis vai com grupo de artistas à Câmara para defender pagamento de direitos autorais
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de maio de 2023
O artista Nando Reis (Titãs) e outros nomes como Zélia Duncan, Seu Jorge e Vanessa da Mata compareceram nesta terça-feira, 2 de maio, em reunião com bancadas de parlamentares. Eles defendem a continuação de um trecho do Projeto de Lei das Fake News que trata dos direitos autorais de artistas.
Conforme noticiou o G1, o grupo de artistas entregou uma carta pedindo a manutenção de alguns trechos, entre os quais o que trata do pagamento por reprodução.
"A gente não está pedindo além. A gente está pedindo mais que 3%, por exemplo, que o artista ganha. Você vê que as plataformas estão gigantescas, tem uma galera que manda foguete para o espaço e está tendo 50%. Aí vem as gravadoras, 30%, para o artista sobra 3%. A gente paga por isso. Hoje se eu quiser lançar um disco sozinha eu não consigo. Quem manda são elas [big techs]", disse Paula Lavigne, que estava se manifestando com os artistas.
Entre os participantes estavam: Nando Reis, Glória Pires, Zélia Duncan, Paula Lavigne, Seu Jorge, Paula Lima, Maria Ribeiro, Pretinho da Serrinha e Vanessa da Mata.
Já no seu Instagram oficial, Nando Reis explicou seu ponto de vista em relação a esse tópico.
"Nós, artistas, produtores, compositores, intérpretes, músicos, diretores, roteiristas, atores, atrizes, produtores audiovisuais e jornalistas, criadores de conteúdo, comunicadores e influenciadores digitais reafirmamos a defesa do Projeto de Lei 2630, relatado pelo deputado @orlandosilvasp, e seu papel de proteção dos conteúdos jornalístico e cultural.
Em carta assinada por entidades de artistas e produtores – e entregue hoje ao presidente da Câmara, @oficialarthurlira, reforçamos o apoio a projeto de lei que inclui a remuneração a todo conteúdo protegido pela Lei do Direito Autoral, incluindo o jornalístico, o musical e o audiovisual. É fundamental para o Brasil combater a desinformação! O direito de receber pelo uso de obras, interpretações e execuções deve ser garantido para todos no PL 2630!", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps