Tony Iommi comenta os cinco primeiros álbuns da discografia do Black Sabbath
Por André Garcia
Postado em 27 de junho de 2023
É consenso (ou quase) entre os fãs do Black Sabbath que os principais álbuns de sua discografia foram os cinco primeiros: de 'Black Sabbath' (1970) a 'Sabbath Bloody Sabbath' (1973).
Black Sabbath - Mais Novidades
A combinação de seu auge criativo com aquela empolgação de começo de carreira, apesar do ritmo frenético de turnês e gravações, rendeu aquelas cinco obras-primas. Algo inimaginável para as bandas de hoje em dia, tudo aquilo foi gravado em apenas quatro anos (entre outubro de 1969 e setembro de 1973).
Em entrevista para a edição de agosto de 1992 da Guitar World, Tony Iommi — que já há anos era o único membro original remanescente do Black Sabbath — comentou seus primeiros álbuns.
Black Sabbath (1970)
"Dinheiro era algo muito escasso naquela época, então o álbum inteiro foi gravado em oito horas em uma mesa de som de oito canais no Regent Sound, em Londres. Estávamos tão felizes só de ter a chance de gravar um disco que toda a experiência parecia muito luxuosa. Um contrato de gravação naquela época era algo muito grande. A maioria dos meus solos naquele disco foi feita da mesma forma que faço agora: muito improvisada. Fiz o solo estendido em 'Warning' em apenas duas tomadas. A primeira ficou muito melhor do que a segunda, mas o nosso suposto produtor, que nunca tinha produzido um álbum na vida, decidiu colocar a segunda no disco sem nos consultar. Naquele álbum, usei minha Gibson SG (a mesma que usei nos próximos 10 anos) e um gabinete Laney ou Marshall. Nem tivemos tempo para trabalhar os timbres, apenas colocamos os microfones na frente dos gabinetes e começamos a tocar, como se fosse ao vivo."
Paranoid (1970)
"Acredito que o motivo pelo qual esse disco ficou tão bom foi porque tivemos muito tempo para trabalhar em todo o material. Estávamos tocando sete sets de 45 minutos por dia em um antigo clube empoeirado na Suíça, para um público que ia de três pessoas a duas dúzias. Ensaiar assim por seis semanas realmente nos deixou mais afiados. Também nos permitiu experimentar mais porque só tínhamos músicas suficientes para um set por dia, com certeza não para sete. Aquilo nos deu a chance de inventar coisas e rearranjar músicas existentes."
Master of Reality (1971)
"No álbum 'Master of Reality', começamos a ficar mais experimentais e a levar muito tempo para gravar. No final, acho que isso realmente nos confundiu. Às vezes, acho que gostaria de voltar à forma como gravamos os dois primeiros álbuns. Eu sempre preferi apenas entrar no estúdio e tocar, sem passar muito tempo ensaiando ou ajustando os sons. Tentamos gravar 'Into the Void' em alguns estúdios diferentes porque o Bill [Ward] simplesmente não conseguia acertar. Sempre que isso acontecia, ele começava a acreditar que não era capaz de tocar a música. 'Into the Void' foi a mais difícil de 'Master of Reality'. A tosse que abre o álbum sou eu mesmo! Ozzy puxou um baseado, e eu quase me sufoquei com aquilo — e eles gravaram! Eu não fazia ideia de que acabaria no disco."
"Nós escrevemos e gravamos 'Vol. 4' no Record Plant em Los Angeles, que foi uma grande distração para nós, e esse álbum acabou soando um pouco estranho. As pessoas envolvidas com a gravação realmente não tinham a menor ideia do que estavam fazendo. Todos estavam aprendendo conosco, só que nós também não sabíamos o que estávamos fazendo! A fase experimental que começamos com 'Master of Reality' continuou com 'Vol. 4', e estávamos tentando ampliar nosso som e sair da caixa em que nos colocaram."
Sabbath Bloody Sabbath (1973)
"'Sabbath Bloody Sabbath' foi um verdadeiro ponto de virada para nós. Começamos a ir mais por como achávamos que deveríamos soar do que por como as pessoas achavam que deveríamos soar. Como nos divertimos muito em L.A., então voltamos para lá para 'Sabbath Bloody Sabbath', esperando recriar o som de 'Vol. 4'. Musicalmente, gostávamos daquele som orientado às drogas [risos]. Voltamos para L.A. e alugamos a mesma casa, o mesmo estúdio, as mesmas drogas… tudo. Mas não conseguimos criar nada lá, então voltamos para a Inglaterra. Começamos a pensar que a banda não tinha mais aquilo, e sabíamos que tínhamos que fazer algo para recuperar. Alugamos um antigo castelo no País de Gales e ensaiamos em uma velha e assustadora masmorra. Depois de escrever 'Sabbath Bloody Sabbath', as coisas simplesmente voltaram a acontecer de forma rápida e furiosa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo

O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Rob Halford diz que Black Sabbath e Judas Priest inventaram o heavy metal
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
Rob Halford revela que ainda não conseguiu assistir último show de Ozzy Osbourne
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo


