Charles Gavin lembra o que mais o impactou quando viu Titãs pela primeira vez em 1982
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2023
Charles Gavin é o baterista da formação mais clássica dos Titãs e realizou o show Encontro com a banda em várias capitais brasileiras recentemente. Em post emocionado no seu Instagram, Gavin relembrou como conheceu o grupo que viria a integrar.
"TITÃS ENCONTRO no Allianz Parque: ainda estou processando o que se passou nas três apresentações que fizemos em SP. Na véspera, pensei: o primeiro show da banda, ainda com o nome Titãs do iê iê, aconteceu a uma quadra daqui, no Sesc Pompeia, em 15/10/1982, e eu estava lá, na plateia".
Era integrante do Ira na época e uma amiga, a Ciça, me convidou para ir, dizendo: "você não vai acreditar, são seis vocalistas que se revezam (Ciro Pessoa ainda estava na banda). E também trocam instrumentos entre si, é uma loucura…" Ciça não inventou – não havia uma formação fixa, exceto pela bateria do Andre e pelas guitarras do Marcelo e do Tony.
Não havia um cantor fixo. Vozes, baixo e teclados se alternavam de uma canção pra outra.. Eram modernos, vestiam-se de forma diferente, com cabelos e danças diferentes. Mas o que mais me impactou foi a música, o repertório autoral, a fusão de música brasileira com pop, rock, punk e reggae. E claro, o texto forte, conciso e direto, característica marcante dos Titãs.
Virei fã ali mesmo e passamos a dividir os palcos na noite paulistana. Fizemos shows juntos em condições extremas, sem equipamento de luz e som razoáveis, em palcos mínimos. Pagávamos pra tocar... O que nos motivava era a determinação de se apresentar, expressar, fazer música mesmo sem saber como... Isso justificava todo e qualquer sacrifício. E foi assim durante um bom tempo. Alguém se lembra da "Festa New Wave" na Choperia do Sesc Pompéia, com Magazine, Ira & Titãs, em 1983, e das gravações do programa "A Fábrica do Som" da TV Cultura?
As coisas só começaram a mudar com o lançamento do compacto simples, de "Sonífera Ilha", em 1984. Encontrei Marcelo Fromer, logo qdo o mega sucesso iniciou – seu olhar brilhava, já transformado. Guitarra nova, roupas da grife Kaos Brasilis, empresários, programas de rádio, Chacrinha e shows... O futuro será!
Bem, neste final de semana que se passou, 41 anos depois, estávamos no mesmo bairro, ao lado do Sesc Pompeia, num palco montado no Allianz, celebrando nossa obra e amizade. Confesso que ainda estou processando o que se passou... As fotos são de Marcos Hermes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Gene Simmons pede desculpas após comentário sobre a morte de Ace Frehley
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026



O álbum que gringos acharam que era split porque lados A e B são muito diferentes
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!
Arnaldo explica por que saía do palco quando Titãs tocava hit de "Cabeça Dinossauro"


