Geezer Butler relembra a primeira impressão que teve de Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 21 de junho de 2023
Em fevereiro de 1978, o estreante "Van Halen" lançou seu bombástico debut, autointitulado. Em maio, eles partiram para sua primeira turnê europeia abrindo para o já veterano Black Sabbath, que tinha acabado de lançar "Never Say Die!"
Em entrevista para a Ultimate Classic Rock, o baixista Geezer Butler relembrou qual foi a primeira impressão que teve de Eddie Van Halen e sua trupe.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Ninguém tocava guitarra daquela forma até que Eddie o fizesse. No começo, eu achava que eles eram apenas uma banda de rock normal: você não parava para assistir a eles na primeira noite, ou algo assim. Então, certa noite, estávamos em um local maior, e tive a oportunidade de ir assistir ao show deles com calma. Fiquei impressionado com o que ele estava fazendo, todas aquelas coisas que ninguém mais fazia na época."
Mesmo assim, o que fez Geezer perceber que estava diante do surgimento de um verdadeiro gênio da guitarra foi a reação que Eddie provocou em Tony Iommi.
"É muito difícil Tony se impressionar com alguma coisa quando o assunto é outros guitarristas. [Mesmo assim] ele ficava dizendo 'Meu Deus, você viu o que Eddie Van Halen consegue fazer?' Eu pensava 'Caramba, se Tony gostou dele, então ele deve ser um gênio!'"
No final dos anos 70, o Black Sabbath estava em decadência por conta do desgaste das turnês incessantes, as tensões internas, problemas financeiros, esgotamento criativo e o abuso da bebida e das drogas. Foi só em 1980, com Dio no lugar de Ozzy, que eles deram a volta por cima. O Van Halen, por outro lado, estava em franca ascensão, e passou ano após ano se tornando cada vez maior e mais popular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps