A resposta de Jimi Hendrix quando perguntado se tinha feito pacto com o diabo
Por André Garcia
Postado em 21 de junho de 2023
Em 1967, Johnny Echols, da banda Love, após anos reencontrou Jimi Hendrix, cuja habilidade musical havia se expandido tanto que ele o perguntou se tinha feito pacto com o diabo.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em recente entrevista para a Mojo, Echols contou que, no intervalo entre os sets de Hendrix, foi até o camarim falar com ele.
"Eu disse: 'Caramba, o que aconteceu? Você deu um pulo na encruzilhada?'", perguntou, fazendo referência à lenda de que Robert Johnson fez um pacto como demônio em uma encruzilhada em troca de sua habilidade na guitarra, que originou o blues moderno. "Eu estava meio que brincando com ele. Ele sorriu e disse: 'Não, cara, eu dei um pulo foi no galpão!' Querendo dizer que ele tinha apenas praticado, praticado e praticado."
"Conheci Jimi em 1964 no California Club", relembrou, "onde eu tocava na banda da casa. Naquela época, ele era apenas Jimmy James, tocando com os Isley Brothers, e um dia veio fazer um teste para os O'Jays. Um pouco mais tarde, Billy Preston, Little Richard e eu fomos a uma sessão de gravação, que foi a primeira vez que conversei de verdade com ele. Ele era uma pessoa quieta e introspectiva, e eu o considerava um guitarrista mediano."
Echols relembrou que Hendrix na época enchia suas roupas de desodorante para economizar dinheiro com lavanderia: "Você sabia que ele estava chegando a 20 pés [6 metros] de distância porque ele exalava aquela coisa [risos]!"
Depois dali, eles seguiram rumos separados até 1967, quando Hendrix já tinha o Jimi Hendrix Experience, e Echols já integrava o Love. Foi então que seus caminhos tornaram a se cruzar em San Francisco:
"Um amigo nos falou de um guitarrista incrível chamado Jimi Hendrix, e obviamente não nos ligamos que era a mesma pessoa. Algumas noites depois, fomos ao Whisky a Go Go para conferir, e Arthur [Lee] disse 'É aquele cara que tocava com a gente!' Ele, que antes usava cardigãs e gravatas finas, com cabelo cuidado, ali já estava totalmente hippie, com uma jaqueta franjada e botas. E estava no palco usando aquele pedal de wah-wah Cry Baby, que eu tinha tentado usar e não consegui. Ele estava usando microfonia, distorção… coisas que os outros guitarristas simplesmente não faziam. Incrível!"
Impressionado com o quanto Hendrix havia evoluído em questão de alguns anos foi que ele partiu ao camarim para fazer a pergunta do começo da matéria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps