Dream Theater é uma banda de metal progressivo? James LaBrie analisa o conceito
Por Bruce William
Postado em 17 de junho de 2023
"Dream Theater é uma banda de metal progressivo oriunda dos Estados Unidos e formada em meados dos anos 80. Tornaram-se numa das bandas do movimento progressivo, desde o auge do rock progressivo em meados dos anos 70". É assim que a Wikipedia descreve a banda, e é desta forma que geralmente aparecem em todos os lugares. Mas será que o vocalista James LaBrie concorda com essa descrição? Vamos ver o que ele disse para a Revolver, com base em matéria publicada no Blabbermouth.
Dream Theater - Mais Novidades
"As pessoas podem simplesmente dizer: 'Bem, isso é progressivo. Eles estão apenas improvisando, essas músicas longas, bem longas'. Isto me deixa inconformado. Obviamente não ouviram de fato nossos trabalhos, observando as diferenças entre os álbuns, todos os estilos diferentes que abordamos. Não são apenas músicas épicas", diz.
Mas James admite que isto é algo que está entranhado na banda: "Adoramos tocar músicas épicas, e isso se tornou uma grande parte de nossa identidade. Estou extremamente orgulhoso e defendo qualquer uma de nossas músicas longas - como algumas pessoas as chamam - porque acho que elas são feitas de forma brilhante. Não estou tentando parecer pomposo e presunçoso. Eu realmente acredito que, se você vai fazer músicas de 12, 15, 20 minutos e por aí vai, tem que haver um propósito por trás disso. Tem que ser tipo uma jornada para o ouvinte, tem que ter todas as dinâmicas, daí o ouvinte chega ao final e pensa: 'Caramba! Espera aí, 25 minutos acabaram de passar?' Mas ao mesmo tempo, há músicas do Dream Theater como 'I Walk Beside You'. Qual é, isso poderia ter tocado no rádio, poderia ter sido, na minha opinião, uma música do U2, o que comprova que temos muitas camadas".
"Então, quando as pessoas dizem: 'Ah, vocês são o Dream Theater, metal progressivo', eu digo: 'Sim, somos. Mas somos muito mais do que isso.' E metal progressivo descreve quem somos porque há uma intensidade em nossa música, mas temos muita coisa conosco, bastante diversidade e ecletismo, e nos inspiramos em vários estilos, e acho que isso nos moldou para nos tornar o que somos", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps