A canção nacional inspirada por doença e rejeitada que vendeu milhões anos mais tarde
Por Bruce William
Postado em 06 de junho de 2023
A Síndrome do Pânico, também conhecida como Transtorno do Pânico, foi descrita pela primeira vez na literatura médica em meados do século XIX. No entanto, ela só começou a receber uma atenção clínica significativa a partir das décadas de 1980 e 1990. Antes disso, os sintomas característicos da Síndrome do Pânico muitas vezes eram mal interpretados ou considerados como manifestações de outras condições médicas, como problemas cardíacos ou distúrbios respiratórios. Foi somente quando os pesquisadores e clínicos começaram a investigar mais a fundo os sintomas e a agrupá-los em um padrão reconhecível que a Síndrome do Pânico começou a ser identificada e estudada como uma condição separada.
Capital Inicial - Mais Novidades

O reconhecimento e a compreensão da Síndrome do Pânico aumentaram significativamente nas últimas décadas, à medida que mais pesquisas foram realizadas e a conscientização sobre saúde mental e transtornos de ansiedade se expandiu. Hoje em dia, a Síndrome do Pânico é considerada um transtorno de ansiedade específico, com critérios de diagnóstico bem estabelecidos e diferentes opções de tratamento disponíveis.
E em uma entrevista com Dinho Ouro Preto e Kiko Zambianchi conduzida pelo G1 antes do João Rock, eles falam sobre "Primeiros Erros", canção escrita por Kiko há quase 40 anos e que se tornou a mais tocada entre os sucessos do Capital Inicial.
Nascido em Ribeirão Preto, Kiko se mudou para São Paulo nos anos oitenta em busca de oportunidades musicais. Apesar de sua música introspectiva e diferente do cenário alegre da época, seu single "Rolam as Pedras" impulsionou sua carreira. E quando surgiram os primeiros sintomas da síndrome do pânico, ele encontrou na música uma forma de expressão, resultando em produções como "Primeiros Erros".
"Primeiros Erros foi criada em uma época em que eu tinha Síndrome do Pânico e não tinha diagnóstico ainda. A doença não existia e eu fiquei sofrendo muito tempo com isso. Eu estava em São Paulo, era um período de muita solidão, eu vinha de Ribeirão, onde eu era um cara popular, conhecia todo mundo, tinha vários amigos, e eu cheguei a São Paulo, aquela coisa, ninguém conhece ninguém", disse o compositor.
O site "Análise sobre música brasileira" diz sobre a música: "A letra fala de uma pessoa que errou muito no passado e agora vê que esses erros não podem mais ser evitados. A chuva e o sol são as metáforas bem utilizadas para falar dos erros e acertos. Por mais que essa pessoa tente voltar ao passado (o que é impossível) e ser sol (acertos), irá chover (erros)".
"Primeiros Erros", também conhecida como "Chove", foi gravada por Kiko em seu primeiro álbum, "Choque", de 1985. "Eu apostava muito na música, mas o pessoal trabalhou primeiro com 'Rolam as Pedras', depois 'Choque'. E aí o diretor artístico falou 'não, acabou o disco, vamos fazer outro'. Porque foi uma coisa que aconteceu muito nos anos 1980. As pessoas tinham essa visão de que tinha que fazer rápido outro disco, não queriam trabalhar mais músicas".
Apesar da gravadora EMI não investir muito na divulgação, a música chegou a ser bem tocada nas rádios e ganhou alguma repercussão. Ainda nos anos oitenta ela foi regravada por Lobão e Os Eremitas da Montanha. Em 1995, a cantora Simony a regravou para seu álbum solo, tornando-se uma das 100 músicas mais tocadas do ano e sendo incluída em trilha sonora de novela.
Voltando ao G1: em 2000, o Capital Inicial foi convidado a gravar uma acústico pela MTV Brasil. "Quando surge a confirmação de que a gente iria fazer o acústico um nome que era unanimidade dentro da banda era justamente o Kiko. Nós o convidamos para participar do processo integralmente, que ele tocasse do começo ao fim", contou Dinho. Kiko, como parte do grupo, teve influência na escolha do repertório para o especial, onde "Primeiros Erros" foi selecionada. Mesmo com a recente regravação pela Simony, a música foi a escolha imediata dos amigos.
O lançamento do disco teve resultados surpreendentes para a banda, superando suas expectativas. "Primeiros Erros", juntamente com outras músicas populares como "Fogo", "Natasha" e "Tudo Que Vai", impulsionou as vendas do álbum, tornando-o o mais vendido na história do Capital Inicial. O disco ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
O vídeo publicado no canal do Capital Inicial no YouTube acumulou impressionantes 215 milhões de visualizações em apenas dez anos, estabelecendo-se como o vídeo mais assistido entre todas as músicas da banda na plataforma. Outras versões mais recentes, seja da própria banda ou de outros artistas, também ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações. "De longe, é a música mais popular gravada pelo Capital Inicial", contou Dinho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Os 7 álbuns que são as maiores influências de guitarra para John Petrucci, segundo o próprio
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Dave Mustaine não descarta gravar álbuns solo após o fim do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades


As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O álbum favorito do Capital Inicial de Dinho: "Elogiado e pior comercialmente"
O menos famoso acidente de Dinho Ouro Preto nos anos 80: "Machuquei bastante"
Uma música de Renato Russo cujo significado é misterioso, segundo Dinho Ouro Preto


