Steve Vai conta porque deixou David Lee Roth para entrar no Whitesnake
Por André Garcia
Postado em 30 de julho de 2023
Steve Vai estava com tudo nos anos 80: começou na banda de Frank Zappa, depois "substituiu" Eddie Van Halen na primeira banda solo David Lee Roth, e terminou entrando no Whitesnake.
Whitesnake - Mais Novidades
Em recente entrevista ao podcast Vintage Rock Pod, o guitar hero relembrou o momento em que ele vivia naquela época, e como aquilo influenciou suas decisões. Ele, que se consagrou como artista solo nos anos 80, na década anterior ainda se sentia inseguro, e ainda preferia contar com um frontman.
Adeus David Lee Roth; olá Whitesnake
"Eu cheguei a terminar a turnê do 'Skyscrapper', mas antes de me juntar a Dave eu já estava trabalhando em 'Passion and Warfare' [seu segundo álbum solo, lançado em 1990] por conta do meu fascínio com a gravação. Especialmente do tipo de música que eu ouvia em minha cabeça. Você tem que honrar seus impulsos criativos, ou você entra em depressão. Eu tinha que honrar os meus, e naquele momento eu queria dar as costas para o estrelato do rock para me dedicar a 'Passion and Warfare'. Na minha cabeça, era isso o que eu estava fazendo: abrindo mão da minha carreira. Porque eu sabia que com a música do 'Passion and Warfare' seria muito diferente, porque não era um Dave Lee Roth, um Whitesnake nem nada disso."
"Só que eu não sabia como poderia sair em turnê com aquilo", acrescentou. "Porque era apenas um disco, e bem denso, complexo, de certa forma... e eu sempre ficava mais confortável em ter um frontman, ser só o guitarrista. Eu não dava conta de ficar na frente do palco tocando música instrumental na guitarra, sabe?
"E o trampo com o Whitesnake estava no radar, exatamente ao mesmo tempo. Então julguei que fazia muito mais sentido sair em turnê com o Whitesnake e gravar um disco com eles. Assim, pegaria um impulso para o outro lado da minha carreira. Para minha sorte, eu curti muito a música do Whitesnake! [...] Quando entrei para a banda, toda as músicas já estavam escritas e gravadas, do disco 'Slip of the Tongue'. Só faltava eu botar a guitarra. Era um grupo de caras muito gente boa! Se tinha alguém difícil, era eu. Eu era meio que uma prima-dona... estava vindo do Dave Roth — e com Dave Roth você aprende certas coisas!"
[...]
"Além disso, eu já tinha lançado 'Passion and Warfare'. Ele estava bombando enquanto eu estava tocando com o Whitesnake. Eu gravei 'Slip of the Tongue', fizemos uma turnê gigantesca [...], mas no final David [Coverdale] estava passando por problemas pessoais [...] e desfez tudo. Claro que eu não sabia que aquilo aconteceria, mas na minha cabeça a coisa sempre foi que eu gravaria um disco e faria uma turnê com eles, depois eu tinha que retornar à música esquisita que eu tinha na cabeça", concluiu.
Steve Vai ficou decepcionado ao tocar com a guitarra de Brian May
Conforme publicado pela Classic Rock, Vai relembrou como foi tocar a lendária guitarra oficial de Brian May...
"Ele foi tão gentil e envolvente, e me convidou para um ensaio do Queen no dia seguinte. Foi tão surreal! Olhei para a guitarra dele e pensei: 'Aquela é a verdadeira Red Special?' E ele disse 'Sim, quer experimentar?' Então peguei aquela guitarra e toquei com o setup dele… e para minha decepção, eu não soava nem um pouco como Brian May!"
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O motivo pelo qual Steve Vai ficou decepcionado ao tocar com a guitarra de Brian May
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Glenn Hughes não acredita que David Coverdale voltará aos palcos
O cantor que muitos achavam imitar Robert Plant, que passava pano para ele
O músico que aproximou o Thin Lizzy do heavy metal
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock


