Nuno Bettencourt cita Slash, Richard Fortus se dói e retruca, e leva chapoletada de volta
Por Bruce William
Postado em 24 de julho de 2023
Nuno Bettencourt, guitarrista do Extreme e que também toca para Rihanna, recentemente discutiu os desafios de tocar guitarra para uma estrela pop e afirmou que até mesmo Slash, do Guns N' Roses, teria dificuldades em assumir o posto. Ele explicou as diversas mudanças de estilo que precisou fazer durante as apresentações de Rihanna, o que exigia adaptar-se a diferentes gêneros musicais em uma única performance.
Extreme - Mais Novidades
"Sinto muito, a maioria dos guitarristas que eu admiro não conseguiriam tocar nesse show durante a vida deles. Quero dizer isso da maneira mais elogiosa possível. Slash é um dos maiores guitarristas de rock de todos os tempos, mas garanto - e ele seria o primeiro a te dizer - que se ele subir ao palco e tiver que tocar uma introdução limpa para 'Rude Boy' de Rihanna, não vai rolar", disse Nuno.
Dias depois, Richard Fortus, que está no Guns N' Roses desde 2002 e toca com Slash desde 2016, postou uma captura de tela de um dos artigos em seu Instagram. O título que ele postou dizia: "Nuno Bettencourt diz que a maioria dos guitarristas 'não conseguiriam durante a vida' tocar com Rihanna - até mesmo Slash".
Na legenda do post, Fortus escreveu: "Tenho que respeitosamente discordar. Nuno é um dos grandes, com certeza. No entanto, não há quase nada que Slash não conseguiria fazer na guitarra (se quisesse). Eu fiz turnê com Rihanna antes de Nuno e passei muito tempo tocando com Slash. Esse show não representaria dificuldade alguma para ele".
No dia seguinte à postagem de Fortus no Instagram, Bettencourt foi às suas próprias redes sociais para abordar o argumento do guitarrista do Guns N' Roses. Leia abaixo a sua declaração completa:
"Bem... Eu sabia que isso eventualmente aconteceria...
Você não pode ser abençoado, estar em várias capas de revistas de guitarra aos 56 anos de idade, receber tanta atenção pela sua maneira de tocar e pelo novo álbum como um guitarrista de rock sem que outro guitarrista comece a arrumar rolo.
Estou respondendo a isso não porque me importo com o que esse guitarrista pensa sobre mim, mas sim porque eu odiaria pensar que minhas palavras ofenderam um herói meu, o Slash, e possivelmente prejudicar meu relacionamento com ele.
Fortus, respeitosamente, nunca ouvi você tocar uma única nota em meus 56 anos de vida e só conheço seu nome pelo trabalho com Rihanna e como músico substituto no Guns.
Tenho certeza de que você é um bom músico, mas será que realmente precisava repostar uma manchete que me fez parecer estar falando mal de um colega, Slash?
Como se eu algum dia achasse que Slash não é capaz de tocar qualquer música da Rihanna de olhos fechados.
Vamos esclarecer uma coisa. Para mim, Slash é um dos maiores guitarristas de rock da minha geração e de todos os tempos. PONTO FINAL.
E Fortus, se você me conhecesse e soubesse onde está meu coração, saberia que o que eu quis dizer nessa declaração não se tratava de Slash ou de sua habilidade. Era sobre guitarristas de rock como eu ou Slash mudando de gêneros e a dificuldade de tocar essas diferentes sonoridades.
ÓBVIO que Slash pode tocar essas músicas, muito obrigado por destacar isso como se não soubéssemos disso.
Mas para mim, como um guitarrista predominantemente de ROCK, é óbvio que não sou tão talentoso quanto você e achei um desafio acertar os diferentes ritmos e timbres de gêneros como Reggae, R&B, Eletrônica, Trap e pop.
Em relação a você chamar a atenção para minha ridícula afirmação de que Slash "teria dificuldades", sim, foi uma má escolha de palavras da minha parte. Pessoalmente, esperaria que Slash, que é meu colega e influência, fosse maduro o suficiente para entender o que eu realmente quis dizer como guitarrista com esse comentário.
Ao mencionar Slash como um exemplo icônico do Rock, eu queria dizer que, de forma geral, um guitarrista de rock se sentiria, NÃO EM DIFICULDADE, mas como um peixe fora d'água ao tocar essas músicas.
FOI ISSO QUE EU QUIS DIZER.
Tenho apenas respeito e admiração pelo Guns N' Roses e por Slash.
Peço desculpas se ofendi alguém sem intenção".
Com informações da Loudwire e do Ultimate Classic Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir

Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
Extreme começa a trabalhar em novo álbum de estúdio
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"


