Como o Guns N' Roses compôs e arranjou "Welcome to the Jungle" em um dia só
Por André Garcia
Postado em 24 de julho de 2023
Na vida de um artista não há momento mais precioso do que uma visita das musas da inspiração. Como o Guns N' Roses, nos velhos tempos, quando fez "Welcome to the Jungle" em um dia só.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em 1985, a banda rachava uma espelunca na West Hollywood, apelidada Hell House. Lá não tinha muito a fazer além de beber, se drogar, transar ou tocar. Foi assim que, conforme publicado pela Far Out Magazine, Slash criou o riff e, com a proximidade dos colegas, todo mundo fez sua parte no mesmo dia.
O nascimento de "Welcome to the Jungle"
Nas notas técnicas de "Welcome to the Jungle" da compilação "Guns N' Roses: The Hits", Slash relembrou...
"Eu estava em casa fazendo aquele riff, e Axl apareceu e chegou junto com as letras, e então a banda meio que foi arranjando tudo. Fizemos um arranjo com a banda toda junta porque era como a gente funcionava: alguém chegava com uma ideia, outra pessoa dá sua contribuição e todo mundo fica feliz. Essa música foi composta bem rápido, foi arranjada em um único dia."
Em sua autobiografia, Slash especificou que a casa à qual se referia não era a Hell House, mas a da sua mãe. O riff foi composto no porão da casa dela, e pouco depois levado para os demais na Hell House.
"['Welcome to the Jungle'] foi realmente a primeira coisa em que todos colaboramos", contou Slash à Classic Rock, em 2015. "Durante todo o período de 'descoberta de nós mesmos', de 1985 a 1986, quando morávamos juntos de forma bastante desorganizada e nos reuníamos para tocar, havia algo acontecendo que não muitas pessoas tinham. E essa música tinha um feeling natural que era muito legal."
Paul Stanley tentou produzir o Guns N' Roses em 1986
Paul Stanley contou essa história em sua biografia Face the Music - A Life Exposed, no capítulo 31:
"Duff [McKagan] e Steven [Adler] estavam se 'automedicando' na varanda; Izzy [Stradlin] estava apagado, com baba escorrendo pela boca; e Axl [Rose] estava cagando. Eu nem percebi que a figura de cabelo encaracolado quase em coma era o guitarrista solo que se denominava Slash — o mesmo gentil garoto que conheci antes da gravação de 'Creatures of the Night', anos antes. Aí então Axl veio falar comigo e tocou algumas músicas em um toca-fitas vagabundo que estava jogado por lá. Não preciso nem dizer que as músicas não eram impressionantes. Quando eles tocaram 'Night Train', eu achei horrível."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Ricardo Confessori cobra coerência do Sepultura e alerta para erro na turnê de despedida
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Por que Chris Poland não quis gravar "Rust in Peace" do Megadeth, segundo o próprio
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Paul Stanley relembra sua tentativa frustrada de produzir o Guns N' Roses em 1986
A dupla de rappers que Slash disse que sempre vinha com algo interessante
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A banda que "para bem ou para o mal" representava o rock em 1990, segundo Neil Young


