A genial jogada de marketing que Rita Lee criou para justificar discurso de "Ovelha Negra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de agosto de 2023
A música "Ovelha Negra" é um dos maiores sucessos de Rita Lee e teorias apontam que se trata de um recado sobre desavenças com seus pais e também sua expressão contra sua demissão dos Mutantes.
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explica que, na verdade, Rita Lee sempre manteve uma relação razoavelmente saudável com os pais e essa história de "ovelha negra" acabou sendo uma jogada de marketing para que as pessoas a enxergassem dessa forma.
"Em algumas entrevistas, ela dava a entender que mantinha uma relação conflituosa com os pais e que se considerava a ovelha negra da família. Havia fotos dela em 1975, quando seus pais tentaram proibir a ‘menininha sardenta’ de seguir a perigosa vida de artista, acreditando que isso prejudicaria seus estudos.
A briga intensificou-se quando Rita Lee e seus três companheiros de escola resolveram formar o grupo Os Mutantes e seguir uma carreira profissional. Por conta disso, Rita teve que sair de casa, levando a acreditar que foi expulsa. No entanto, a situação não foi tão extrema assim. Ela continuou morando com os pais até 1971, quando os Mutantes se mudaram para Cantareira. Além disso, ela não saiu definitivamente, pois continuava alternando entre a casa dos pais e um sítio.
Isso demonstra que ela também sabia tirar proveito dessas situações para criar um certo marketing em torno dela. Um exemplo disso foi quando, em 1978, a revista "Nova" desmentiu a história, contrariando o que Rita às vezes gostava de fazer as pessoas acreditar. A realidade é que ninguém considerava Rita Lee como a ovelha negra da família, conforme ela chegou a dizer em uma de suas músicas.
Rita afirmava até mesmo que seus pais não falavam com ela, dando a entender a desaprovação deles em relação ao seu estilo de vida. No entanto, essa narrativa não passava de uma invenção. A única restrição que seus pais faziam era em relação à exaustão da carreira da filha, que a tornava famosa e, portanto, desgastante".
Como Rita Lee se reafirmou após saída dos Mutantes
Em outra matéria com base no mesmo youtuber, Bruce William, do Whiplash.Net, conta mais sobre Rita Lee e como ela se reafirmou após sua saída dos Mutantes.
Júlio inicia narrando os acontecimentos de 1972, quando Rita Lee tomou a audaciosa decisão de deixar a banda Mutantes. Sentindo-se em desarmonia com a direção musical que o restante da banda estava tomando, Rita viu-se obrigada a seguir seu próprio caminho. Apesar dos apelos de Sérgio Dias, irmão de Arnaldo, Liminha, Edinho e outros membros, o momento havia chegado para ela abraçar sua identidade de "ovelha negra" e seguir adiante.
A separação de Rita do Mutantes foi moldada por uma série de fatores, que incluíam sua busca por uma carreira solo, tensões internas e mudanças musicais dentro da banda. Cada vez mais, Rita sentia-se em segundo plano no contexto dos Mutantes, e essa sensação somada aos conflitos, especialmente com Arnaldo Baptista, culminaram em sua decisão. A saída foi marcada por sentimentos de mágoa, e Rita afirmou com convicção que provaria a Arnaldo e a todos que se tornaria a maior estrela do rock no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps