O incrível disco onde Rita Lee quebrou a resistência e popularizou o rock no Brasil
Por Bruce William
Postado em 11 de agosto de 2023
Neste vídeo, o jornalista e historiador do rock br Júlio Ettore conta como surgiu a canção "Ovelha Negra", lançada pela Rita Lee em seu álbum de 1975, "Fruto Proibido".
Júlio começa contando que, em 1972, Rita Lee tomou a decisão de deixar os Mutantes. Rita sentia-se deslocada do restante da banda, que explorava novas direções musicais. Sérgio Dias, irmão de Arnaldo, Liminha, Edinho, e outros membros tentaram fazê-la voltar, mas era hora de aceitar que era a "ovelha negra" da família e partir.
A saída de Rita dos Mutantes envolveu fatores como a carreira solo, ciúmes e mudanças musicais na banda. Ela se sentiu cada vez mais decorativa nos Mutantes, e sua saída foi influenciada por conflitos e desentendimentos, principalmente com Arnaldo Baptista. Magoada, Rita chegou a dizer que provaria para Arnaldo e a todos que poderia se tornar a maior estrela do rock no Brasil.
Passados três anos, ela superaria essa fase com o lançamento de "Fruto Proibido", cuja última faixa, "Ovelha Negra", seria um recado não apenas para seus ex-colegas de banda, mas uma expressão de sua própria personalidade rebelde e única. Mas, como explica Júlio, a letra pode até partir deste ponto, mas ele não tem como objetivo ficar remoendo aquele sentimento, e sim falar sobre pessoas que não se sentem enquadradas no seu meio.
"O disco vendeu 150 mil cópias só na época do lançamento. Época em que o rock era um estilo discriminado aqui no Brasil pela maior parte da crítica e até pela juventude! Por isso a importância deste disco. A Rita ajudou a popularizar o rock no Brasil nos anos setenta", diz Júlio ao final do vídeo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps