G1 explica por que sertanejo recebe rock em seus festivais, mas recíproca não acontece
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de setembro de 2023
Segundo reportagem do G1 assinada por Marília Neves, a presença de artistas de diversos gêneros em festivais sertanejos é uma realidade, mas o inverso não se aplica. Enquanto grandes eventos como Rock in Rio e Lollapalooza abriram espaço para o funk, o sertanejo continua excluído. Em 2022, Roberto Medina, criador do Rock in Rio, sugeriu a inclusão do sertanejo, citando Luan Santana. Embora o cantor tenha expressado interesse, sua participação ainda não ocorreu.

No Rock in Rio/The Town de 2023, Bruno Mars incluiu "Evidências" em seu setlist, aproximando o sertanejo do evento. Roberta Medina afirmou que o sertanejo já estava presente, mas ressaltou o direcionamento pop-rock do festival. Luiz Restiffe, da agência Inhaus, vê isso como uma oportunidade de diversificação, enquanto Marco Antônio Tobal Junior, do Grupo São Paulo Eventos, é cético quanto à mudança de mentalidade.
Empresários sertanejos abrem seus eventos a outros estilos, aproveitando a ecleticidade do público. No entanto, as portas dos festivais de outros gêneros permanecem fechadas para o sertanejo. Tobal atribui isso ao estigma de ser "música caipira e popular", receio de perder identidade e resistência do público segmentado. Citado por Medina, Luan Santana é visto como o mais indicado para quebrar essa barreira, devido à sua abordagem moderna e elementos pop em sua carreira.
Embora Luan Santana seja considerado o principal nome para essa inclusão, Jorge e Mateus, João Gomes e Ana Castela também são mencionados como opções viáveis. Os empresários acreditam que artistas sertanejos podem oferecer uma experiência diversificada, mantendo a essência do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"


O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
A única exigência de Bruno Sutter no distrato que fez quando deixou Hermes e Renato
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"


