G1 explica por que sertanejo recebe rock em seus festivais, mas recíproca não acontece
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de setembro de 2023
Segundo reportagem do G1 assinada por Marília Neves, a presença de artistas de diversos gêneros em festivais sertanejos é uma realidade, mas o inverso não se aplica. Enquanto grandes eventos como Rock in Rio e Lollapalooza abriram espaço para o funk, o sertanejo continua excluído. Em 2022, Roberto Medina, criador do Rock in Rio, sugeriu a inclusão do sertanejo, citando Luan Santana. Embora o cantor tenha expressado interesse, sua participação ainda não ocorreu.

No Rock in Rio/The Town de 2023, Bruno Mars incluiu "Evidências" em seu setlist, aproximando o sertanejo do evento. Roberta Medina afirmou que o sertanejo já estava presente, mas ressaltou o direcionamento pop-rock do festival. Luiz Restiffe, da agência Inhaus, vê isso como uma oportunidade de diversificação, enquanto Marco Antônio Tobal Junior, do Grupo São Paulo Eventos, é cético quanto à mudança de mentalidade.
Empresários sertanejos abrem seus eventos a outros estilos, aproveitando a ecleticidade do público. No entanto, as portas dos festivais de outros gêneros permanecem fechadas para o sertanejo. Tobal atribui isso ao estigma de ser "música caipira e popular", receio de perder identidade e resistência do público segmentado. Citado por Medina, Luan Santana é visto como o mais indicado para quebrar essa barreira, devido à sua abordagem moderna e elementos pop em sua carreira.
Embora Luan Santana seja considerado o principal nome para essa inclusão, Jorge e Mateus, João Gomes e Ana Castela também são mencionados como opções viáveis. Os empresários acreditam que artistas sertanejos podem oferecer uma experiência diversificada, mantendo a essência do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
Dee Palmer, ex-tecladista do Jethro Tull, morre aos 88 anos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock



A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd


