O R.E.M. não esperava que "Losing My Religion" fizesse o sucesso que fez
Por André Garcia
Postado em 17 de setembro de 2023
Lançada em 1991 — o ano em que o grunge dominou o mundo —, "Losing My Religion" contrariou todas as previsões e se tornou um grande hit (possivelmente o maior entre tantos outros do R.E.M.) A gravadora da banda sequer queria lançar a música como single.
Em entrevista à Vulture, o baixista Mike Mills relembrou que até eles foram pegos de surpresa com o sucesso dela.
"Aquilo era para ter sido um aquecimento para as rádios antes de 'Shiny Happy People', ou qualquer que fosse o próximo single. Ninguém esperava que uma música de cinco minutos sem refrão e com um bandolim como instrumento principal fosse tocar nas rádios — muito menos que se tornasse um sucesso mundial, número um. Foi uma loucura! Qualquer pessoa que diga que previu aquilo está mentindo para você."
"Eu me lembro de um momento dos mais estranhos: certa vez fomos ao Paraguai, bem no meio da selva. Fomos lá ajudar a transferir mais de 500.000 acres de terra para o povo indígena Ashe, do norte do Paraguai. Mesmo lá, ainda estávamos recebendo o sinal da estação de rádio local, e 'Losing My Religion' começou a tocar! Aquilo foi bem surpreendente. Foi quando percebemos que tínhamos um hit mundial."
Com "Losing My Religion", o R.E.M. chegou a #4 nas paradas da Billboard (o mais alto que já chegou) e venceu dois Grammys. Como se não bastasse, ela ainda tocou exaustivamente nas rádios de rock e pop, e seu clipe foi transmitido à exaustão na MTV. Vale lembrar que, no começo dos anos 90, a indústria musical girava em torno da MTV: raramente algo fazia sucesso se não passasse lá.
Com tanto sucesso, parte dos fãs das antigas torceram o nariz para a banda dizendo que ela tinha ficado muito popular/comercial/mainstream. Sobre isso, à Rolling Stone o guitarrista Peter Buck declarou: "O pessoal que mudou de ideia [quanto ao R.E.M.] por causa de 'Losing My Religion' que vá se catar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps