As duas bandas de Metal muito famosas que Lemmy, do Motorhead, simplesmente odiava
Por Bruce William
Postado em 12 de setembro de 2023
Em 2000, Lemmy Kilmister já estava consolidado como uma das figuras mais icônicas de todos os tempos no Rock. Sua banda, Motorhead, já contava com mais de duas décadas de estrada e estava lançando seu 15º álbum de estúdio, "We Are Motorhead", e além de Lemmy no baixo e vocal, o grupo contava na época com Phil Campbell na guitarra e Mikkey Dee na bateria.
Motorhead - Mais Novidades
Uma das características marcantes de Lemmy era sua franqueza e disposição em expressar suas opiniões sem medo de represálias. Ele não tinha receio de ser sincero e direto, tanto em suas entrevistas quanto em suas letras de músicas. Lemmy nunca hesitou em abordar tópicos controversos, desafiar convenções sociais e políticas, e dizer o que pensava, mesmo que suas opiniões fossem polêmicas. Essa atitude direta e sem rodeios contribuiu para sua imagem de autenticidade e integridade no mundo do rock, fazendo dele uma figura admirada por sua honestidade e firmeza de espírito.
As curiosas influências musicais de Lemmy
Como nasceu em 1945, as influências de Lemmy foram artistas e bandas que estavam no auge nos anos sessenta, e dentre ele estão Beatles, Stones, Jimi Hendrix (de quem foi roadie), Beach Boys, e até mesmo Frank Sinatra, conforme ele revelou em entrevista à Classic Rock, transcrita para o Whiplash.Net por Mateus Ribeiro.
"Podemos ter pessoas que nos inspiram a não fazer as coisas à maneira delas. Posso dizer que Frank Sinatra é uma influência, porque jurei a Deus que nunca cantaria daquele jeito", disse Lemmy, que nesta entrevista falou ainda sobre Donovan e Bob Dylan, dentre outros.
Quanto ao Motorhead, embora Lemmy sempre fizesse questão de afirmar que era uma banda de Rock & Roll britânica, eles acabaram sendo considerados precursores da NWOBHM. Em uma entrevista para Sam Dunn como parte do documentário Headbanger's Journey, transcrita por André Garcia ao ser perguntado se ele enxergava a banda como sendo parte daquele movimento, Lemmy respondeu: "Não. Eu achava que estávamos mais para uma banda punk, na verdade. Se você fechar os olhos e esquecer nossa história, nós somos bem mais como uma banda punk. Sempre tivemos mais em comum com o Damned do que o Judas Priest. Mas temos cabelo grande, então temos que ser heavy metal, obviamente".
Nu-Metal ou New Metal, o sub-gênero mais controvertido dentro do Heavy Metal
Conforme explicou Mateus Ribeiro em matéria que conta a história do New Metal em 14 músicas: "O new metal (ou nu metal) certamente é um dos subgêneros mais odiados da música pesada. O estilo explodiu nos anos 1990, com a mistura de guitarras pesadas e elementos de rap e hip-hop. Além da salada musical, o new metal também chamava a atenção pelo visual 'estranho' dos músicos e fãs, que faziam papagaiadas nos cabelos e usavam calças largas, entre outras coisas".
Dentre as bandas listadas na matéria estão Limp Bizkit e Slipknot, duas das bandas mais populares do gênero, ambas conhecidas por seu som pesado, letras provocativas e performances enérgicas, a primeira liderada por Fred Durst, e que ficou marcada por sua fusão de rock, rap e elementos de nu-metal, enquanto o Slipknot entrou para a história também pelos seus intensos e energéticos shows onde seus integrantes aparecem mascarados e trajados de forma propositalmente chocante.
As duas bandas de nu-metal odiadas por Lemmy, do Motorhead
O Rock & Roll Garage reviveu uma entrevista de 2000 para o Ear Candy Mag, onde o entrevistador comenta com Lemmy que a cada ano que passa, surgem cada vez menos grandes bandas novas e ele, sem medir palavras, descasca duas bandas de nu-metal que eram novidade na época:
"É verdade, e esses malditos, tipo o Limp Bizkit, eu não entendo, não compreendo o sucesso deles. Que porra de merda é essa! Parecem atendentes de loja usando máscaras de gás"", esbraveja Lemmy. "Assim, não me importo que os jovens façam suas próprias coisas, sou totalmente a favor. Quando você tem 17 anos quer ver uma banda de 17 anos tocando, não quer ver velhos que nem eu, eu entendo isso, mas o Slipknot é uma merda! E eu sei quando ouço uma merda, tenho ouvido isso a vida toda, sabe? E isto que eles fazem é uma bosta, acredite em mim, é um bom exemplo de bosta", explica o músico, que em seguida emenda: "Muitas dessas novas bandas têm apenas um riff mas nenhuma música. Eu gosto de sentir as músicas, quando é uma coisa bem elaborada, tipo os Beatles, que estavam há cinco anos na estrada e ainda faziam coisas como 'Yesterday'", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger, segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Cristina Scabbia afirma que não se considera uma celebridade na Itália
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Líder do Motörhead, Lemmy Kilmister estampa capa de edição especial da Metal Hammer
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
Lemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha


