O hit do Queen que Freddie Mercury fez para seu ídolo Elvis Presley em 10 minutos
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de outubro de 2023
A morte de Elvis Presley abalou milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo o vocalista do Queen, Freddie Mercury, que idolatrava o pioneiro do rock 'n' roll. Para muitos, Presley foi o primeiro músico que capturou vividamente a imaginação, e seu fascinante estilo musical enfeitiçou Mercury.
Queen - Mais Novidades
Tragicamente, a carreira de Presley foi interrompida em 1977, quando ele faleceu aos 42 anos. O ícone enfrentava problemas de saúde há muitos anos, mas ninguém esperava que ele partisse tão jovem, apesar de sua condição precária. A morte de Presley foi um lembrete de que ninguém é imortal, e Mercury lidou com sua tristeza buscando inspiração para letras.
O resultado de sua homenagem ao rock 'n' roll, conforme lembra texto da Far Out, foi "Crazy Little Thing Called Love", lançada em 1979 pelo Queen, dois anos após a morte de 'O Rei'. Embora a música não mencione diretamente Presley nas letras, Mercury incorpora seu espírito na faixa, e sua voz contém uma semelhança impressionante com seu herói de infância.
Embora "Crazy Little Thing Called Love" tenha vindo diretamente de Mercury, não foi uma música pela qual ele penou para criar. Durante um episódio do podcast Queen The Greatest, Brian May e Roger Taylor refletiram sobre a origem da faixa, revelando que o vocalista a escreveu durante um banho.
May comentou sobre aquele capítulo de sua carreira e admitiu que muitas vezes chegavam ao estúdio sem saber o que gravariam. No entanto, nessa ocasião, Mercury estava bem preparado, com Taylor lembrando: "A primeira coisa que fizemos foi 'Crazy Little Thing...', e Fred escreveu a música no banho em cerca de 10 minutos."
O guitarrista abordou então a inspiração por trás da faixa, explicando como era uma homenagem aos heróis de Mercury: "Ele gostava muito de Elvis e de Cliff (Richard), tenho que dizer. Sim, Freddie escreveu rapidamente e correu para gravar com os rapazes. Quando cheguei lá, já estava quase pronto."
Ele continuou: "Acho que os sons que [o engenheiro de som Reinhold] Mack conseguiu, esses sons muito elementares, muito reais, os sons ambiente no estúdio tiveram uma grande contribuição. Parece muito autêntico, tudo nele é como o som original do rock and roll."
No livro "Freddie Mercury: A Life in His Own Words," o vocalista do Queen reconheceu as semelhanças entre sua entrega vocal e a de Presley, que ele afirmou ser um feliz acaso. "Minha voz soa um pouco como a de Elvis Presley em 'Crazy Little Thing Called Love'. Não era algo que eu estava tentando fazer, naturalmente, foi uma pura coincidência. Tudo é cantado em uma tonalidade mais baixa, então você logo se aproxima de Elvis, especialmente com uma música desse tipo dos anos 50", disse ele.
"Não me importo em dizer que minha namorada achou que era um cover, mas isso absolutamente não é verdade. Eu a escrevi... enquanto tomava um banho", acrescentou Mercury.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
O pior disco do Megadeth, segundo a revista Metal Edge
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"



Queen revela conteúdo da caixa celebrando o álbum "Queen II"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
A ligação de Brian May com o Guns N' Roses que Slash desconhecia; "se eu soubesse..."
A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix


