O megahit do Metallica inspirado em roubo de equipamento da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de outubro de 2023
Antes do Metallica dominar o rádio, eles estavam em uma situação difíci, cruzando os EUA em busca de um contrato para o álbum de estreia "Kill 'Em All". As lendas do thrash gravaram suas primeiras músicas com um orçamento apertado, limitando-se a apenas alguns dias no estúdio para poderem finalizar as coisas o mais rápido possível sem gastar muito. Quando começaram a pegar a estrada, receberam um golpe que ninguém poderia ter previsto.
Conforme explica matéria da Far Out, o Metallica já havia passado por suas próprias turbulências antes mesmo do seu álbum de estreia. A caminho da Costa Leste, o comportamento errático de Dave Mustaine levou à sua expulsão da banda algumas semanas depois de chegarem em Nova York, sendo substituído pelo guitarrista Kirk Hammett, vindo da banda Exodus.
Embora Mustaine tenha seguido seu próprio caminho para o sucesso com o Megadeth, o Metallica continuou com algumas das composições deixadas por ele. Ao longo de seu álbum de estreia, músicas como 'The Four Horsemen' e 'Jump in the Fire' eram composições lideradas por Mustaine, aproveitando a base de seus riffs anteriores e utilizando-os em suas próprias músicas.
Conforme começaram a gravar material para o próximo álbum, o tempo na estrada levou ao roubo da maior parte de seu equipamento. Após uma longa noite tentando guardar seus instrumentos, alguém invadiu a sala de armazenamento e roubou várias guitarras, incluindo algumas que a banda usava com frequência na estrada.
Embora a banda tenha se recuperado, James Hetfield achou que haviam chegado ao fim da linha nas semanas seguintes. Alcançando as profundezas de sua alma, Hetfield transformou sua tristeza em música, criando a canção 'Fade to Black', que marcou um ponto de virada para a banda. Ao contrário da ação incessante de sua discografia principal, esta era uma balada suave no estilo de seus heróis do metal, como Black Sabbath e The Scorpions.
Dada a situação financeira, a banda nem mesmo tinha recursos para tocar a música corretamente no estúdio. Sem guitarras acústicas para trabalhar, Hetfield pegou emprestada uma acústica de um amigo no dia em que o álbum seria gravado, aparecendo na casa dele no meio da noite para garantir que a conseguisse.
Desconfiados de gravar a música, a banda eventualmente transformou a segunda metade da faixa em um espetáculo de thrash metal, combinando um riff fenomenal após o outro para contar uma história sombria sobre a escolha de um homem de encerrar sua vida. Embora alguns fãs do Metallica possam ter se sentido traídos pela música inicialmente, ela se tornaria a semente para futuras baladas do Metallica, desde o homem melancólico preso em um hospital psiquiátrico em 'Welcome Home (Sanitarium)' até o soldado abatido pela guerra em 'One'.
No meio das grandiosas jornadas de metal pelas quais o Metallica era conhecido na época, 'Fade to Black' também ampliou as capacidades da banda como compositores, desde os leads bluesy de Hammett até Hetfield cantando suavemente em vez de sua tradicional voz marcante. Isso pode ter sido considerado o primeiro momento em que o Metallica "se vendeu", mas o fato de a música existir é um testemunho da banda não ceder mesmo quando os tempos pareciam sombrios.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps