O fantástico guitarrista que exerceu influência gigantesca sobre Slash sem que ele soubesse
Por Bruce William
Postado em 15 de outubro de 2023
Slash, cujo nome real é Saul Hudson, é um renomado guitarrista britânico-americano conhecido por seu papel fundamental na icônica banda de hard rock Guns N' Roses. Nascido em Londres em 1965, ele se mudou para Los Angeles na adolescência e logo se destacou como um dos principais guitarristas da cena musical da cidade. Slash se juntou ao Guns N' Roses em 1985, contribuindo com riffs de guitarra inconfundíveis que ajudaram a definir o som da banda. Seu trabalho na faixa "Sweet Child o' Mine" é particularmente reverenciado e continua a ser uma das músicas de rock mais icônicas de todos os tempos, além de ser único por seu visual distintivo, com seu cabelo longo, óculos escuros e cartola.
Depois de sua saída da banda em 1996, Slash continuou a desfrutar de uma carreira de sucesso com sua própria banda, Slash's Snakepit, e colaborou com vários músicos talentosos em projetos solo e supergrupos como o Velvet Revolver. Em 2016, ele se reconciliou com o Guns N' Roses e segue com a banda em uma turnê de reunião mundial, além de eventualmente lançar discos solo e colaborar com outros artistas e excursionar com Myles Kennedy & The Conspirators.
No decorrer dos anos, Slash já comentou sobre muitas de suas influências, citando desde Keith Richards dos Rolling Stones passando por Jimmy Page, Eric Clapton, Ted Nugent e chegando até músicos como Tom Morello e Jack White.
E em conversa com a Classic Rock, Slash confessou que há um guitarrista que foi muito especial na sua formação, mas confessa que ele nunca tinha observado isto, até o dia em que parou para refletir e constatou que ouviu muito o trabalho do músico.
"Mick Taylor dos Rolling Stones teve a maior influência sobre mim, mesmo sem eu saber" contou Slash, se referindo ao guitarrista que assumiu o lugar de Brian Jones e ficou nos Stones entre 1969 e 1974. "Meus discos favoritos dos Stones eram 'Beggars Banquet', 'Let It Bleed' e 'Sticky Fingers'. Esses três foram fundamentais para mim, pois fui exposto a esses álbuns quando era criança, logo após seu lançamento. Mick Taylor tocou em alguns desses discos e continuou em mais alguns. Conforme eu fui ficando mais velho e comecei a tocar guitarra, sempre me senti atraído pelo estilo dele. As pessoas sempre mencionam Jimmy Page, Jeff Beck e Angus Young - todos nomes óbvios - mas existem caras como Mick Taylor e Joe Walsh que foram igualmente importantes. Mick Taylor tinha esse estilo de blues com um som redondo muito legal que eu achava muito eficaz. Um ótimo guitarrista de rock".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps