A opinião de Charles Gavin dos Titãs sobre a banda de metal Black Pantera
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de novembro de 2023
No último dia 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, enquanto o país refletia sobre as injustiças históricas, o músico Charles Gavin, membro icônico dos Titãs, compartilhou no Instagram suas impressões sobre uma das bandas mais impactantes do rock brasileiro contemporâneo: o Black Pantera.
Titãs - Mais Novidades
Gavin postou no seu Instagram uma matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo por André Barcinski destacando a relevância da banda como uma força combativa contra o preconceito racial.
O texto de Barcinski ressalta a luta constante contra as estruturas discriminatórias e racistas do "establishment", posicionando o Black Pantera como uma referência nesse enfrentamento. A banda se destaca não apenas por sua qualidade musical, mas também por abraçar uma postura combativa que ressoa com as discussões atuais sobre igualdade e justiça social.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do Black Pantera, Gavin faz questão de recomendar: "Escutem e me digam". É um convite direto para explorar as sonoridades poderosas e as letras impactantes que caracterizam o som único da banda.
O Black Pantera, formado por Charles Gama (vocal e guitarra), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo "Shakal" Augusto (bateria), tem conquistado espaço não apenas na cena musical, mas também como porta-voz da resistência contra o racismo no Brasil. Suas letras provocativas e a fusão de elementos do metal, punk e hardcore refletem a força de uma banda comprometida em questionar e desafiar as normas estabelecidas.
Black Pantera e polêmicas
Em uma entrevista exclusiva concedida a João Gordo no programa Superplá, membros do Black Pantera compartilharam os bastidores de como foi tocar no mesmo dia dos polêmicos do Pantera.
Rodrigo Augusto, baterista da banda, revelou a pressão e as críticas enfrentadas pelo convite de última hora para participar do Knotfest: "Os caras falaram: ‘Como assim vão tocar no mesmo festival que o Pantera vai tocar?’. Temos que tocar."
No entanto, a expectativa de um possível confronto entre as duas bandas no palco foi rapidamente dissipada por Chaene da Gama, que ironicamente comentou: "Eu vi no Twitter o pessoal brincando de apostar porque o Black Pantera e o Pantera iam sair na porrada! Como assim! [risos]. A primeira coisa que falei no dia foi: ‘White Power é o caralho’. No palco! Não vi o Pantera. Vi o camarim e dei a volta. Perguntaram se eu queria conhecer o Pantera e disse que de jeito nenhum! Você tá doido? Não posso."
A entrevista também abordou a relação do Black Pantera com a música do Pantera. Charles Gama, guitarrista da banda, admitiu ter sido um grande fã, mas ressaltou a mudança após os incidentes protagonizados por Phil Anselmo: "Eu escutei muito Pantera, todos os álbuns. Só que depois daquele episódio veio uma amargura muito grande. Comecei a entender. Ele usa bandeira dos confederados."
A discussão sobre o simbolismo da bandeira confederada levantou questões históricas e sociais, com Chaene da Gama enfatizando: "Muita coisa da história acaba sendo esquecida. Esses estados queriam continuar escravizando os pretos. Não escuto mais a banda. Na hora do show eu fui embora. Fui tomar banho e não vi."
O Knotfest se tornou palco não apenas para performances musicais, mas também para debates sobre responsabilidade e posicionamento no cenário artístico, evidenciando a complexidade de conciliar a arte com as questões éticas e sociais. O Black Pantera, conhecido por seu discurso antirracista, enfrentou o desafio de compartilhar o palco com uma banda cujo líder carrega um passado controverso, reforçando a necessidade de reflexão e diálogo sobre a influência das personalidades artísticas na sociedade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
O único membro dos Titãs que votou contra a demissão do baterista André Jung
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A opinião do Black Pantera sobre como foi tocar no mesmo festival do polêmico Pantera
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado


