A opinião de John Fogerty do Creedence sobre cover de Tina Turner para "Proud Mary"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de novembro de 2023
A arte de fazer covers é, por si só, uma forma de expressão única. É necessário um artista habilidoso para tratar o original com respeito e trazer uma nova energia, assim como Tina Turner fez ao aceitar o desafio de recriar "Proud Mary" do Creedence Clearwater Revival.
Creedence C. Revival - + Novidades
Apenas um ano após o lançamento da música pela banda, Turner assumiu a missão de fazer o cover, quando a original ainda estava firmemente marcada na mente de muitos. A canção foi um grande sucesso internacional para o Creedence Clearwater Revival, atingindo o segundo lugar na parada Billboard Hot 100, enquanto liderava as paradas na Iugoslávia, África do Sul e Áustria.
A história por trás de "Proud Mary" remonta a 1968, quando John Fogerty, finalmente liberado do Exército, pôde se concentrar totalmente na Creedence Clearwater Revival. Antes desse momento, Fogerty estava preso em um equilíbrio quase impossível, prejudicando as chances da banda de alcançar seu potencial.
Ao deixar o Exército para trás, Fogerty sentiu uma euforia avassaladora. No livro "Bad Moon Rising: The Unofficial History of Creedence Clearwater Revival" (transcrição via Far Out), ele lembrou: "Era 1968, e as pessoas ainda estavam morrendo. Eu estava tão feliz que corri para meu pequeno pedaço de gramado e dei cambalhotas. Depois fui para casa, peguei minha guitarra e comecei a dedilhar. 'Left a good job in the city' e várias boas linhas saíram imediatamente."
"Proud Mary" capturou o alívio de Fogerty em uma garrafa, e a Creedence Clearwater Revival obteve grande sucesso após o lançamento da faixa. Até hoje, mais de 100 artistas fizeram covers da música, mas Fogerty acredita que a versão de Turner é significativamente superior às demais.
Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, Fogerty foi questionado por um fã sobre seu cover favorito da Creedence Clearwater Revival, ao qual ele respondeu: "Quando Tina Turner fez 'Proud Mary', eu fiquei impressionado. Todos nós ouvimos por 50 anos agora, e eu ainda me lembro quando estava dirigindo meu carro e ouvi pela primeira vez no rádio."
Ele continuou: "Eu era fã da voz de Tina Turner; na época do ensino médio, eu costumava cantar algumas de suas músicas. Quando ouvi a versão dela, a reformulação e a parte acelerada, eu simplesmente amei isso."
Enquanto isso, em uma entrevista com o Spinner, Fogerty falou de maneira hilária sobre sua primeira exposição à versão de Turner de 'Proud Mary'. Ele disse: "Quando terminou, se tivessem uma câmera e voltassem para mim, seria como quando Shrek e o Burro vão para Longe, Longe e eles apertam o botão daquela pequena máquina de fliperama, e ela conta toda a história da cidade deles! E o Burro fica tipo (imitação de Eddie Murphy), 'Vamos fazer isso de novo!' Foi assim que me senti quando terminou. Eu adorei, e fiquei muito honrado."
Devido à natureza espetacular da interpretação de Turner de 'Proud Mary', ela é mais familiar para muitas pessoas do que a original da Creedence Clearwater Revival. Enquanto isso poderia deixar alguns artistas amargos, Fogerty vê a gravação como uma honra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
Soulfly: a chama ainda queima
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"


O curioso título original de "Fortunate Son" do Creedence Clearwater Revival
A banda de rock que gravou 5 álbuns clássicos em 24 meses e durou só 4 anos


