Bernes, banda paulistana de Punk Rock Cristão
Por Davi
Postado em 19 de novembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em meados de 1988, então com 10 para 11 anos, Davi estudante da EMPG "Marcílio Dias", em uma incursão a biblioteca da mesma, se deparou com o livro " O que é Punk" de Antônio Bivar, que trazia em suas páginas, a cena punk inglesa e americana. De tanto renovar o empréstimo do livro na biblioteca, a bibliotecária da época, lhe presenteou com o mesmo. "Lembro que ela falou: Só você lê esse livro, ele é seu".
Amigo de infância inseparável de Davi, Messias, também bebeu dessa fonte, juntamente com Davi, lembrando que os mesmos eram moradores da Zona Norte de São Paulo, berço efervescente do punk brasileiro. Com todos esses ingredientes, não é difícil adivinhar o que aconteceu, a dupla de amigos formaram sua banda Punk.
Lembro que os outros moleques da época, ouviam RPM, Genesis, e a gente, meio que na contramão deles, ouvindo Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Cólera e Replicantes. O visual também era o oposto, já usávamos coturnos, jeans e gandolas militares. Aponta Davi.
Não trabalhávamos, éramos crianças, apenas estudávamos, então foi muito difícil comprar os instrumentos, o que tínhamos era meu violão e o do Davi. Explica Messias. Mas mesmo assim, já tocávamos covers dos clássicos punks e tínhamos as primeiras composições.
Com o passar do tempo, a dupla, acabou se afastando, Messias mudou-se do bairro e Davi, começou a trabalhar, embora muito amigos, perderam o contato.
Com o afastamento causado pela correria da vida, em 2020, quando houve a pandemia de coronavirus, com as incertezas dos dias seguintes e com todos presos em casa, Davi voltou a circular pelo bairro e o encontro com alguns amigos de infância, foi inevitável e após alguns minutos de conversa, surgiu uma demanda: "Preciso achar o Messias. Precisamos voltar com a banda."
Davi ficou com essa missão, e diferente do início, hoje Davi, já possuia toda infraestrutura necessária em equipamentos, instrumentos e local para a retomada.
Davi achou Messias, os dois amigos se reuniram na casa do Davi e após muitas risadas, regadas a Coca Cola, a banda Bernes voltaram a ativa. Atualizaram a logomarca da banda, essa atualização, ficou por conta do famoso cartunista Leandro Franco, que também é roqueiro - do Asteroides Trio, a logo traz uma mosca varejeira (responsável pela larva Berne) moicana e para homenagear os Ramones, banda referência para os membros, adotaram o sobrenome Berne.
Nos anos seguintes, a dupla, fizeram dois álbuns de músicas inéditas, lançados no início de 2024.
Os Álbuns
Bem no estilo punk, os dois álbuns da banda são uma sátira a álbuns, a bandas e pessoas famosas.
O primeiro álbum, O Picanha Incidente? É uma sátira ao 5° álbum de estúdio da banda estadunidense Guns N' Roses, o The Spaguetti Incident?
Assim como o duplo álbum da banda brasileira Ratos de Porão, o Acidente de Feijoada, e também o álbum Picanha Incidente?, faz uma alusão a fala de um tal presidente populista, que prometeu em sua campanha, churrasquinho de picanha e cervejinha.
Já o segundo disco da banda Bernes, o Álbum Cinza, também é uma paródia de dois famosos discos e bandas.
A primeira banda é nada mais, nada menos, que os Beatles e seu famoso álbum Whrite (Branco) de 1968. O referido álbum é o décimo dico de estúdio da banda inglesa e é recorde em vendas, assim como, o The Black Álbum da banda estadunidense Metallica, o The Black Álbum, também é recorde em vendas, sendo o disco mais vendido do Metallica. Os integrantes da banda Bernes, costumam falar que o álbum Cinza é uma mistura dos álbuns branco dos Beatles e do preto do Metallica, se tornando o disco cinza, mas ressaltam que é apenas na cor, nada em relação ao som, que continua o bom e velho punk.
A banda, de acordo com os fãs, e a crítica especializada, chega para preencher uma lacuna no rock cristão, carente de algo especialmente direcionado para esse segmento."Pra gente, é motivo de felicidade e responsabilidade de representar o punk rock." Aponta Messias Berne.
Adeptos do faça você, os Bernes vem com tudo, vale a pena conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting

Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista
A banda Slipknot é satânica? O que diz Corey Taylor?


