Bernes, banda paulistana de Punk Rock Cristão
Por Davi
Postado em 19 de novembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em meados de 1988, então com 10 para 11 anos, Davi estudante da EMPG "Marcílio Dias", em uma incursão a biblioteca da mesma, se deparou com o livro " O que é Punk" de Antônio Bivar, que trazia em suas páginas, a cena punk inglesa e americana. De tanto renovar o empréstimo do livro na biblioteca, a bibliotecária da época, lhe presenteou com o mesmo. "Lembro que ela falou: Só você lê esse livro, ele é seu".
Amigo de infância inseparável de Davi, Messias, também bebeu dessa fonte, juntamente com Davi, lembrando que os mesmos eram moradores da Zona Norte de São Paulo, berço efervescente do punk brasileiro. Com todos esses ingredientes, não é difícil adivinhar o que aconteceu, a dupla de amigos formaram sua banda Punk.
Lembro que os outros moleques da época, ouviam RPM, Genesis, e a gente, meio que na contramão deles, ouvindo Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Cólera e Replicantes. O visual também era o oposto, já usávamos coturnos, jeans e gandolas militares. Aponta Davi.
Não trabalhávamos, éramos crianças, apenas estudávamos, então foi muito difícil comprar os instrumentos, o que tínhamos era meu violão e o do Davi. Explica Messias. Mas mesmo assim, já tocávamos covers dos clássicos punks e tínhamos as primeiras composições.
Com o passar do tempo, a dupla, acabou se afastando, Messias mudou-se do bairro e Davi, começou a trabalhar, embora muito amigos, perderam o contato.
Com o afastamento causado pela correria da vida, em 2020, quando houve a pandemia de coronavirus, com as incertezas dos dias seguintes e com todos presos em casa, Davi voltou a circular pelo bairro e o encontro com alguns amigos de infância, foi inevitável e após alguns minutos de conversa, surgiu uma demanda: "Preciso achar o Messias. Precisamos voltar com a banda."
Davi ficou com essa missão, e diferente do início, hoje Davi, já possuia toda infraestrutura necessária em equipamentos, instrumentos e local para a retomada.
Davi achou Messias, os dois amigos se reuniram na casa do Davi e após muitas risadas, regadas a Coca Cola, a banda Bernes voltaram a ativa. Atualizaram a logomarca da banda, essa atualização, ficou por conta do famoso cartunista Leandro Franco, que também é roqueiro - do Asteroides Trio, a logo traz uma mosca varejeira (responsável pela larva Berne) moicana e para homenagear os Ramones, banda referência para os membros, adotaram o sobrenome Berne.
Nos anos seguintes, a dupla, fizeram dois álbuns de músicas inéditas, lançados no início de 2024.
Os Álbuns
Bem no estilo punk, os dois álbuns da banda são uma sátira a álbuns, a bandas e pessoas famosas.
O primeiro álbum, O Picanha Incidente? É uma sátira ao 5° álbum de estúdio da banda estadunidense Guns N' Roses, o The Spaguetti Incident?
Assim como o duplo álbum da banda brasileira Ratos de Porão, o Acidente de Feijoada, e também o álbum Picanha Incidente?, faz uma alusão a fala de um tal presidente populista, que prometeu em sua campanha, churrasquinho de picanha e cervejinha.
Já o segundo disco da banda Bernes, o Álbum Cinza, também é uma paródia de dois famosos discos e bandas.
A primeira banda é nada mais, nada menos, que os Beatles e seu famoso álbum Whrite (Branco) de 1968. O referido álbum é o décimo dico de estúdio da banda inglesa e é recorde em vendas, assim como, o The Black Álbum da banda estadunidense Metallica, o The Black Álbum, também é recorde em vendas, sendo o disco mais vendido do Metallica. Os integrantes da banda Bernes, costumam falar que o álbum Cinza é uma mistura dos álbuns branco dos Beatles e do preto do Metallica, se tornando o disco cinza, mas ressaltam que é apenas na cor, nada em relação ao som, que continua o bom e velho punk.
A banda, de acordo com os fãs, e a crítica especializada, chega para preencher uma lacuna no rock cristão, carente de algo especialmente direcionado para esse segmento."Pra gente, é motivo de felicidade e responsabilidade de representar o punk rock." Aponta Messias Berne.
Adeptos do faça você, os Bernes vem com tudo, vale a pena conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Javier Milei poderia subir ao palco com o AC/DC na Argentina?


George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
Lars Ulrich: As mulheres da vida do baterista
Mustaine, do Megadeth, "perdeu a credibilidade" e voltou a se drogar por conta de "Risk"
Confira resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden


