O grande problema do lendário Paul Simon com o beatle John Lennon
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de novembro de 2023
Cada compositor tem uma abordagem única para criar suas melodias. Seja tirando o melhor de acordes ou montando arranjos musicais mais complexos, cada composição parece ser um quebra-cabeça pelo qual os artistas trabalham para criar obras de arte. Embora Paul Simon possa admitir ter muitas obras-primas em sua coleção, ele teve alguns problemas com um de seus contemporâneos.
John Lennon - Mais Novidades
Durante a primeira metade de sua carreira com Simon & Garfunkel, Simon era conhecido por criar algumas das canções de folk rock mais suaves da época. Embora tenha começado com a sublime declaração política "The Sound of Silence", o resto da década foi dedicado a aprimorar sua arte da melhor maneira que sabia.
Em álbuns como "Parsley, Sage, Rosemary and Thyme" e "Bookends", Simon estava acostumado a moldar sua composição em diferentes texturas, seja zombando do sistema ou vivenciando as maravilhas da vida ao seu redor, como em "The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy)".
Antes de Simon aprimorar sua técnica, John Lennon já estava trabalhando duro como compositor. Enquanto os Beatles viram Lennon trabalhando ao lado de Paul McCartney durante a primeira metade de sua carreira, a segunda metade dos anos 1960 viu Lennon criando obras-primas musicais com conteúdo político, muitas vezes confrontando aqueles no poder em faixas como "Revolution".
Embora Simon tenha tido tensões internas com Art Garfunkel devido a declarações políticas, como "Cuba Si, Nixon No", ele criticou duramente a abordagem de Lennon à política. Embora as faixas solo de Lennon, como "Give Peace a Chance", parecessem como cartazes de propaganda em apoio ao movimento pela paz, "Power to the People" não ressoou com Simon.
Ao falar sobre a abordagem de Lennon à música, Simon nunca se conectou com a música, dizendo à Rolling Stone (via Far Out): "Isso me ofende. Não sinto que isso esteja me tocando de forma alguma. John Lennon não está interessado em mim quando faz essa declaração. Estou fora dessa gravação. Não está me afetando". Embora Simon não tivesse problema em ouvir as grandes canções de Lennon com os Beatles, ele achava que o conhecimento de Lennon sobre a composição de músicas políticas não atingia a nota certa.
Comparado ao material político de Simon, ele dizia que Lennon nunca estava quebrando novos paradigmas com suas declarações, explicando: "Acho que raramente ele diz algo que seja interessante ou inovador para mim, e ainda assim, eu ouço, com base no respeito de longa data". Lennon também rebateu Simon, chamando inicialmente o compositor de "anão cantante" ao descrever os novos músicos da cena.
No entanto, Simon era crítico até mesmo dos maiores compositores de sua época, chegando a fazer alguns comentários maldosos sobre Bob Dylan na canção "A Simple Desultory Philippic". Embora Simon tenha tentado se aventurar em novos territórios sempre que escreveu uma canção política, "Power to the People" funciona tão bem devido à sua universalidade. Pode parecer um clichê barato, mas, mais frequentemente do que se pensa, os clichês podem funcionar a favor de alguém.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor


A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
John Lennon sentia que seu filho Julian "queria que Paul McCartney fosse seu pai"
Drogas: As melhores músicas sobre o tema


