O grande problema do lendário Paul Simon com o beatle John Lennon
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de novembro de 2023
Cada compositor tem uma abordagem única para criar suas melodias. Seja tirando o melhor de acordes ou montando arranjos musicais mais complexos, cada composição parece ser um quebra-cabeça pelo qual os artistas trabalham para criar obras de arte. Embora Paul Simon possa admitir ter muitas obras-primas em sua coleção, ele teve alguns problemas com um de seus contemporâneos.
John Lennon - Mais Novidades
Durante a primeira metade de sua carreira com Simon & Garfunkel, Simon era conhecido por criar algumas das canções de folk rock mais suaves da época. Embora tenha começado com a sublime declaração política "The Sound of Silence", o resto da década foi dedicado a aprimorar sua arte da melhor maneira que sabia.
Em álbuns como "Parsley, Sage, Rosemary and Thyme" e "Bookends", Simon estava acostumado a moldar sua composição em diferentes texturas, seja zombando do sistema ou vivenciando as maravilhas da vida ao seu redor, como em "The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy)".
Antes de Simon aprimorar sua técnica, John Lennon já estava trabalhando duro como compositor. Enquanto os Beatles viram Lennon trabalhando ao lado de Paul McCartney durante a primeira metade de sua carreira, a segunda metade dos anos 1960 viu Lennon criando obras-primas musicais com conteúdo político, muitas vezes confrontando aqueles no poder em faixas como "Revolution".
Embora Simon tenha tido tensões internas com Art Garfunkel devido a declarações políticas, como "Cuba Si, Nixon No", ele criticou duramente a abordagem de Lennon à política. Embora as faixas solo de Lennon, como "Give Peace a Chance", parecessem como cartazes de propaganda em apoio ao movimento pela paz, "Power to the People" não ressoou com Simon.
Ao falar sobre a abordagem de Lennon à música, Simon nunca se conectou com a música, dizendo à Rolling Stone (via Far Out): "Isso me ofende. Não sinto que isso esteja me tocando de forma alguma. John Lennon não está interessado em mim quando faz essa declaração. Estou fora dessa gravação. Não está me afetando". Embora Simon não tivesse problema em ouvir as grandes canções de Lennon com os Beatles, ele achava que o conhecimento de Lennon sobre a composição de músicas políticas não atingia a nota certa.
Comparado ao material político de Simon, ele dizia que Lennon nunca estava quebrando novos paradigmas com suas declarações, explicando: "Acho que raramente ele diz algo que seja interessante ou inovador para mim, e ainda assim, eu ouço, com base no respeito de longa data". Lennon também rebateu Simon, chamando inicialmente o compositor de "anão cantante" ao descrever os novos músicos da cena.
No entanto, Simon era crítico até mesmo dos maiores compositores de sua época, chegando a fazer alguns comentários maldosos sobre Bob Dylan na canção "A Simple Desultory Philippic". Embora Simon tenha tentado se aventurar em novos territórios sempre que escreveu uma canção política, "Power to the People" funciona tão bem devido à sua universalidade. Pode parecer um clichê barato, mas, mais frequentemente do que se pensa, os clichês podem funcionar a favor de alguém.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que os Beatles rejeitaram e que fez Lennon se afastar mais da banda
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu


