Pete Townshend em 1980 comentou as comparações entre The Who e Deep Purple
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2023
Por seu peculiar estilo de tocar guitarra e seu grande talento como compositor, Pete Townshend, como líder do The Who, se tornou um dos mais respeitados nomes do rock inglês nos anos 60 e 70. Obras como a rock opera "Tommy" (1969) ajudaram a elevar o rock a outro patamar artístico, enquanto o "Live at Leeds" (1970) é apontado por muitos como uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal.
Who - Mais Novidades
Outra caracteristica marcante de Pete Townshend é a língua que não cabe na boca, e vira e mexe rende declarações polêmicas. Um exemplo foi quando ele disse que o Led Zeppelin imitava o The Who, e que odiava ser comparado com eles. Outra grande banda de rock britânica que ele odiava ser comparado era o Deep Purple, como ele contou em entrevista de abril de 1980 para a Sound International.
"Logo após o Woodstock, The Who teve um grande ressurgimento de interesse com 'Tommy'. Muita gente ia nos assistir, e, no Reino Unido, diziam 'Vocês são nossa banda favorita junto com o Deep Purple', e eu costumava pensar, 'Oi?' E aqui nos Estados Unidos era 'Vocês são nossa banda favorita junto com o Ten Years After'. Eu odiava ambas as bandas!"
"Admito que todos os caras dessas bandas são bons amigos meus, mas eu odiava a música deles. Foi muito difícil lidar com o fato de sermos associados a essas bandas de heavy metal. Acho que era porque Ritchie Blackmore costumava quebrar na guitarra na cabeça e fumar com o cigarro entre os dentes [...] Com o The Who era as destruições no palco, a pirotecnia; e com o Ten Years After era aquela gravação de guitarra chinesa ao contrário."
Na mesma entrevista, Pete fez um mea culpa pelas críticas que fez a Jeff Beck na segunda metade da década de 70:
"Eu falei umas m*rdas sobre Jeff Beck há alguns anos, que agora me arrependo. Passei por um período conturbado pouco antes da explosão da new wave, por frustração com a música, que parecia muito entediante, a mesma coisa de sempre. Fiquei deprimido e descontei em todo mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
A definitiva resposta de Angus Young para quem diz que o AC/DC se repete muito
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O músico que apagou as fitas do próprio álbum após a morte de Kurt Cobain
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax

O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
A razão que levou Carl Palmer a não ver shows de Jimi Hendrix e The Who na Ilha de Wight
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
A canção do The Who que dava sono em John Entwistle quando a banda tocava ao vivo
As únicas três bandas que igualaram o impacto dos Beatles, segundo Pete Townshend
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo


