Pete Townshend em 1980 comentou as comparações entre The Who e Deep Purple
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2023
Por seu peculiar estilo de tocar guitarra e seu grande talento como compositor, Pete Townshend, como líder do The Who, se tornou um dos mais respeitados nomes do rock inglês nos anos 60 e 70. Obras como a rock opera "Tommy" (1969) ajudaram a elevar o rock a outro patamar artístico, enquanto o "Live at Leeds" (1970) é apontado por muitos como uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal.
Who - Mais Novidades
Outra caracteristica marcante de Pete Townshend é a língua que não cabe na boca, e vira e mexe rende declarações polêmicas. Um exemplo foi quando ele disse que o Led Zeppelin imitava o The Who, e que odiava ser comparado com eles. Outra grande banda de rock britânica que ele odiava ser comparado era o Deep Purple, como ele contou em entrevista de abril de 1980 para a Sound International.
"Logo após o Woodstock, The Who teve um grande ressurgimento de interesse com 'Tommy'. Muita gente ia nos assistir, e, no Reino Unido, diziam 'Vocês são nossa banda favorita junto com o Deep Purple', e eu costumava pensar, 'Oi?' E aqui nos Estados Unidos era 'Vocês são nossa banda favorita junto com o Ten Years After'. Eu odiava ambas as bandas!"
"Admito que todos os caras dessas bandas são bons amigos meus, mas eu odiava a música deles. Foi muito difícil lidar com o fato de sermos associados a essas bandas de heavy metal. Acho que era porque Ritchie Blackmore costumava quebrar na guitarra na cabeça e fumar com o cigarro entre os dentes [...] Com o The Who era as destruições no palco, a pirotecnia; e com o Ten Years After era aquela gravação de guitarra chinesa ao contrário."
Na mesma entrevista, Pete fez um mea culpa pelas críticas que fez a Jeff Beck na segunda metade da década de 70:
"Eu falei umas m*rdas sobre Jeff Beck há alguns anos, que agora me arrependo. Passei por um período conturbado pouco antes da explosão da new wave, por frustração com a música, que parecia muito entediante, a mesma coisa de sempre. Fiquei deprimido e descontei em todo mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"


Em cerimônia com o Príncipe de Gales, Roger Daltrey é condecorado Cavaleiro Celibatário
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira


