Pete Townshend em 1980 comentou as comparações entre The Who e Deep Purple
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2023
Por seu peculiar estilo de tocar guitarra e seu grande talento como compositor, Pete Townshend, como líder do The Who, se tornou um dos mais respeitados nomes do rock inglês nos anos 60 e 70. Obras como a rock opera "Tommy" (1969) ajudaram a elevar o rock a outro patamar artístico, enquanto o "Live at Leeds" (1970) é apontado por muitos como uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal.
Who - Mais Novidades
Outra caracteristica marcante de Pete Townshend é a língua que não cabe na boca, e vira e mexe rende declarações polêmicas. Um exemplo foi quando ele disse que o Led Zeppelin imitava o The Who, e que odiava ser comparado com eles. Outra grande banda de rock britânica que ele odiava ser comparado era o Deep Purple, como ele contou em entrevista de abril de 1980 para a Sound International.
"Logo após o Woodstock, The Who teve um grande ressurgimento de interesse com 'Tommy'. Muita gente ia nos assistir, e, no Reino Unido, diziam 'Vocês são nossa banda favorita junto com o Deep Purple', e eu costumava pensar, 'Oi?' E aqui nos Estados Unidos era 'Vocês são nossa banda favorita junto com o Ten Years After'. Eu odiava ambas as bandas!"
"Admito que todos os caras dessas bandas são bons amigos meus, mas eu odiava a música deles. Foi muito difícil lidar com o fato de sermos associados a essas bandas de heavy metal. Acho que era porque Ritchie Blackmore costumava quebrar na guitarra na cabeça e fumar com o cigarro entre os dentes [...] Com o The Who era as destruições no palco, a pirotecnia; e com o Ten Years After era aquela gravação de guitarra chinesa ao contrário."
Na mesma entrevista, Pete fez um mea culpa pelas críticas que fez a Jeff Beck na segunda metade da década de 70:
"Eu falei umas m*rdas sobre Jeff Beck há alguns anos, que agora me arrependo. Passei por um período conturbado pouco antes da explosão da new wave, por frustração com a música, que parecia muito entediante, a mesma coisa de sempre. Fiquei deprimido e descontei em todo mundo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"



Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
"Fomos a primeira banda de heavy metal", diz Roger Daltrey sobre o The Who
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
A razão que levou Carl Palmer a não ver shows de Jimi Hendrix e The Who na Ilha de Wight
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt


