A séria preocupação de Geezer Butler com detalhe da capa da estreia do Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2023
No livro "Sabotage: Black Sabbath nos anos 70", lançado pela Estética Torta, Geezer Butler, lendário baixista da icônica banda de heavy metal, revela detalhes curiosos sobre a capa do álbum autointitulado, lançado em 1970. A estética do conteúdo interno, com a imagem de uma cruz invertida, causou um grande rebuliço na época e continua sendo um dos aspectos mais memoráveis do álbum.
Black Sabbath - Mais Novidades

Butler descreve o momento em que a banda viu a capa pela primeira vez, na noite anterior ao lançamento do disco. "Acho que vimos a capa na noite anterior ao lançamento do disco. Literalmente, quando ele estava nas lojas. Foi mais ou menos assim: 'A propósito, toma aqui o seu disco'. Eu sempre me lembro de rir à toa do empresário e ele dar um disco para cada um de nós. E a gente: 'O que é isto?'. Ele respondeu: 'O novo disco da sua banda'. Aí vimos a capa. A gente falou: 'Nossa, ficou legal'. Depois abrimos a capa e vimos a cruz de cabeça para baixo e todo mundo pirou", conta Geezer Butler.
O baixista, criado na fé católica, expressa sua preocupação com a simbologia da cruz invertida na capa do álbum. "Eu não queria ser associado a nada daquilo, a cruzes invertidas nem a nada daquilo. Fui criado como católico e tudo mais, e não parava de pensar que minha mãe e meu pai iam endoidar comigo quando vissem aquilo. Mas foi só isso. Só isso que rolou. Bom, não dá para mudar agora. Vai estar nas lojas amanhã", acrescenta.
A capa de "Black Sabbath" se tornou uma das mais emblemáticas na história do rock, sendo uma das imagens mais associadas ao Black Sabbath. Ainda hoje, a simbologia por trás dela é tema de discussão entre os fãs e críticos da banda. Geezer Butler revela que, apesar de sua preocupação inicial, a capa acabou contribuindo para a aura misteriosa e controversa do álbum.
Histórias da capa de "Black Sabbath
Conforme matéria de Igor Miranda diz, a capa do álbum de estreia do Black Sabbath, uma das bandas mais icônicas da história do rock e considerada como o "marco zero" do heavy metal, é envolta em mistério e curiosidades. Após anos de incerteza sobre a identidade da mulher na capa, a revista "Rolling Stone" finalmente desvendou o segredo.
A imagem assustadora da capa foi fotografada em frente ao Mapledurham, localizado às margens do rio Tâmisa, em Oxfordshire, Inglaterra. A modelo na capa era Louisa Livingstone, embora na época ninguém soubesse quem era a misteriosa mulher que personificou a estética sombria do álbum.
Keith "Keef" Macmillan, o artista responsável pela capa, foi encontrado pela revista "Rolling Stone" e revelou que a modelo se chamava Louisa Livingstone. Surpreendentemente, nem mesmo os membros do Black Sabbath sabiam quem era a mulher na capa, embora acreditassem que seu nome fosse Louise e recordassem que ela visitou o camarim da banda em algum momento.
Macmillan explicou que queria capturar a sonoridade obscura do Black Sabbath na capa e chegou a considerar uma sessão de fotos com Louisa nua, mas acabou descartando a ideia, temendo que isso retirasse o tom sombrio que ele buscava. A capa deveria manter a aura sinistra do álbum.
Além disso, a escolha de Louisa Livingstone como modelo teve um motivo curioso: ela media cerca de 1,50 metros. Isso foi intencional, pois Macmillan queria criar a sensação de que tudo ao redor dela fosse colossal.
Louisa Livingstone, que nunca havia dado uma entrevista sobre sua participação na capa do álbum de estreia do Black Sabbath, lembra-se pouco da sessão de fotos. Sua memória mais vívida da ocasião é o frio que sentiu na madrugada em que as fotos foram tiradas.
Atualmente, Louisa Livingstone não tem conexão com o heavy metal, mas se define como atriz e astróloga, além de estar envolvida em música eletrônica com um projeto chamado Indreba. Com aproximadamente 70 anos, ela continua sendo parte da história do rock e de um dos álbuns mais icônicos de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Barão Vermelho anuncia turnê de reunião com formação clássica, incluindo Frejat
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram

Mulher da capa do primeiro álbum do Black Sabbath é descoberta 50 anos depois
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
O vocalista que foi dar um rolê e acabou entrando em uma das maiores bandas de todos os tempos
O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
A opinião de David Coverdale sobre Ronnie James Dio


