A reação de Tony Iommi quando leu crítica negativa de Roger Waters a hit do Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de dezembro de 2023
A música "Evil Woman" faz parte do álbum de estréia autointitulado do Black Sabbath e é considerada um clássico dessa primeira fase da banda. Em matéria da Far Out, um assunto relacionado com essa canção foi levantado. O texto explica a ocasião em que Roger Waters, do Pink Floyd, fez críticas negativas direcionadas a essa música.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Bem, bem, bem... Estou sem palavras - bem, quase. Tem aquele início tipo Dragnet, Peter Gunn, como em séries americanas de detetives. Você continua pensando que vai começar. Você pensa isso pelo primeiro minuto, mas então, se você é realmente perspicaz, percebe que não vai começar, e é só isso", disse.
Após isso, Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, rebateu dizendo que ficou triste quando leu a crítica, dizendo que foi um momento que "realmente doeu".
Iommi disse: "Costumava ler as críticas negativas que recebíamos e pensava 'Por quê?'. Houve um momento que realmente doeu, e na verdade não veio da imprensa. Veio de Roger Waters, do Pink Floyd. Ele analisou 'Paranoid' quando foi lançado como single, porque estava revisando os singles daquela semana para um jornal de música. Ele deu uma crítica terrível. Eu pensei, 'Nossa!' Ouvir isso de um colega músico pareceu realmente severo."
A história de "Evil Woman"
De acordo com matéria de Leonardo Brauna, em 1968, ao norte dos Estados Unidos, na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota, a banda de Blues Rock, Crow, surgiu sem imaginar que, basicamente um ano depois, uma de suas músicas, "Evil Woman", do segundo disco intitulado "Crow Music", se tornaria o primeiro single do Black Sabbath e, consequentemente, um dos grandes sucessos da banda britânica.
Na época, o grupo norte-americano era formado por Dave Wagner (vocais), Dick Wiegand (guitarra), Dave "Kink" Middlemis (teclados), Larry Wiegand (baixo) e Denny Craswell (bateria). "Evil Woman" também foi extraída do álbum do Crow e lançada separadamente com o título "Evil Woman (Don’t Play Your Games With Me)", enquanto a versão do Black Sabbath apresentava apenas o título simples, sem os parênteses. A música integrou o álbum de estreia do Black Sabbath, lançado em 13 de fevereiro de 1970, chegando aos Estados Unidos em 1 de junho do mesmo ano.
A música relata a história de uma mulher em busca do pai de seu filho, sendo injustamente acusada pelo suposto pai. A "Warner Brothers", gravadora responsável pelo lançamento do LP nos Estados Unidos, talvez tenha optado por evitar dois covers em um único álbum, já que "Warning", também presente no álbum do Black Sabbath, foi "emprestada" do músico inglês Aynsley Dunbar. Este último, renomado baterista, compôs a música com seu grupo Retaliation em 1967 e teve uma carreira que inclui colaborações com grandes nomes como Jimi Hendrix, Jeff Beck, Frank Zappa, UFO e Whitesnake.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps