Black Sabbath: as originais "Evil Woman" e "Warning"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo M. Brauna
Enviar Correções  

Em 1968 ao norte dos Estados Unidos, mais precisamente na cidade Minneapolis, estado de Minnesota, a banda de Blues Rock, Crow, surgia sem imaginar que basicamente um ano depois, uma música chamada Evil Woman do seu segundo disco, Crow Music, viraria o primeiro ‘single’ do Black Sabbath e, consequentemente, um dos grandes hits dos ingleses.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O grupo norte americano na época era formado por Dave Wagner (vocais), Dick Wiegand (guitarra), Dave "Kink" Middlemis (teclados), Larry Wiegand (baixo) e Denny Craswell (bateria). A música também acabou sendo extraída do álbum do Crow e lançada separadamente com o título, Evil Woman (Don’t Play Your Games With Me) enquanto que a versão do Black Sabbath trazia apenas o título simples sem os parênteses, e entrava para o trabalho de estréia que teve lançamento em 13 de fevereiro de 1970, chegando aos Estados Unidos em 1 de junho do mesmo ano.

Versão Original de Evil Woman:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Porém nos Estados Unidos essa canção foi excluída do lançamento, entrando em seu lugar, Wicked World. Apenas em 22 de outubro de 2002 é que a versão do Sabbath foi lançada oficialmente aos ‘yankees’, quando veio inclusa na coletânea dupla, Symptom of the Universe: The Original Black Sabbath 1970-1978. Não se sabe quais os reais motivos da exclusão da releitura. Censura de um país com políticas conservadoras? Nesse caso não dá para apostar, pois no disco existem outras músicas com letras muito mais ousadas e atemporais que a de Evil Woman que relata apenas a história de uma mulher que procura o pai de seu filho, e que a mesma é acusada de má pelo suposto pai. Talvez a "Warner Brothers" (gravadora que lançou o LP nos Estados Unidos) não quisesse dois covers em um único álbum, já que Warning também foi "tomada emprestada", dessa vez do inglês Aynsley Dunbar. O baterista Dunbar (um dos melhores de todos os tempos, segundo a revista "Rolling Stone") compôs essa música com seu grupo Retaliation e lançou-a em 1967. O grupo durou até 1970 e entre os astros que Aynsley trabalhou estão: Jimi Hendrix, Jeff Beck, Frank Zappa, UFO, Whitesnake e muitos outros. O requisitado músico ainda está na ativa e um dos últimos trabalhos foi ao lado de Mickey Thomas em seu álbum The Bluesmasters featuring Mickey Thomas (2009).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Versão original de Warning:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Crow não teve uma carreira tão promissora, a banda não durou mais que cinco anos e, em meio a sua separação, o vocalista Dave Wagner ainda lançou um trabalho solo, d/b/a Crow (1972). Em 1992 a "Era Records" lançou a coletânea Evil Woman: The Best of Crow. Por outro lado, a versão original de Warning ficou apenas no lançamento do single de 1967, enquanto que o ‘debut’ do Black Sabbath atingia a oitava posição no Reino Unido e a quinta nos Estados Unidos, alcançando platina nos dois países e ouro no Canadá, tendo como coadjuvantes os dois covers que se tornariam clássicos da primeira formação.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Marilyn Manson: Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!Marilyn Manson
"Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!"

Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de Roots Bloody Roots?Sepultura
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?


Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 WhiFin