Black Sabbath: as originais "Evil Woman" e "Warning"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonardo M. Brauna
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 1968 ao norte dos Estados Unidos, mais precisamente na cidade Minneapolis, estado de Minnesota, a banda de Blues Rock, Crow, surgia sem imaginar que basicamente um ano depois, uma música chamada Evil Woman do seu segundo disco, Crow Music, viraria o primeiro ‘single’ do Black Sabbath e, consequentemente, um dos grandes hits dos ingleses.

3697 acessosKrisiun: banda agradece e Ward conta como conheceu brasileiros5000 acessosCover: 15 bandas que são quase tão boas quanto o original

O grupo norte americano na época era formado por Dave Wagner (vocais), Dick Wiegand (guitarra), Dave "Kink" Middlemis (teclados), Larry Wiegand (baixo) e Denny Craswell (bateria). A música também acabou sendo extraída do álbum do Crow e lançada separadamente com o título, Evil Woman (Don’t Play Your Games With Me) enquanto que a versão do Black Sabbath trazia apenas o título simples sem os parênteses, e entrava para o trabalho de estréia que teve lançamento em 13 de fevereiro de 1970, chegando aos Estados Unidos em 1 de junho do mesmo ano.

Versão Original de Evil Woman:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Porém nos Estados Unidos essa canção foi excluída do lançamento, entrando em seu lugar, Wicked World. Apenas em 22 de outubro de 2002 é que a versão do Sabbath foi lançada oficialmente aos ‘yankees’, quando veio inclusa na coletânea dupla, Symptom of the Universe: The Original Black Sabbath 1970-1978. Não se sabe quais os reais motivos da exclusão da releitura. Censura de um país com políticas conservadoras? Nesse caso não dá para apostar, pois no disco existem outras músicas com letras muito mais ousadas e atemporais que a de Evil Woman que relata apenas a história de uma mulher que procura o pai de seu filho, e que a mesma é acusada de má pelo suposto pai. Talvez a “Warner Brothers” (gravadora que lançou o LP nos Estados Unidos) não quisesse dois covers em um único álbum, já que Warning também foi “tomada emprestada”, dessa vez do inglês Aynsley Dunbar. O baterista Dunbar (um dos melhores de todos os tempos, segundo a revista “Rolling Stone”) compôs essa música com seu grupo Retaliation e lançou-a em 1967. O grupo durou até 1970 e entre os astros que Aynsley trabalhou estão: Jimi Hendrix, Jeff Beck, Frank Zappa, UFO, Whitesnake e muitos outros. O requisitado músico ainda está na ativa e um dos últimos trabalhos foi ao lado de Mickey Thomas em seu álbum The Bluesmasters featuring Mickey Thomas (2009).

Versão original de Warning:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O Crow não teve uma carreira tão promissora, a banda não durou mais que cinco anos e, em meio a sua separação, o vocalista Dave Wagner ainda lançou um trabalho solo, d/b/a Crow (1972). Em 1992 a “Era Records” lançou a coletânea Evil Woman: The Best of Crow. Por outro lado, a versão original de Warning ficou apenas no lançamento do single de 1967, enquanto que o ‘debut’ do Black Sabbath atingia a oitava posição no Reino Unido e a quinta nos Estados Unidos, alcançando platina nos dois países e ouro no Canadá, tendo como coadjuvantes os dois covers que se tornariam clássicos da primeira formação.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

KrisiunKrisiun
Banda agradece e Bill Ward conta como conheceu os brasileiros

795 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?164 acessosMarcos de Ros: Tony Iommi, Dois Dedos de Prosa1446 acessosLoudwire: em vídeo, os 10 maiores riffs de metal dos 80's0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Bill WardBill Ward
"Os fanáticos por Jesus Cristo me incomodavam"

Drew StruzanDrew Struzan
Arte nas capas do Black Sabbath, Alice Cooper e outros

MetallicaMetallica
Hetfield ficou triste em ver Sabbath separado em 2006

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Crow"

CoverCover
15 bandas que são quase tão boas quanto o original

Big FourBig Four
Astros da cena Heavy escolhem banda preferida

Câncer na línguaCâncer na língua
Outros cinco músicos que sofreram deste mal

5000 acessosComo enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do Whiplash.Net?5000 acessosOzzy Osbourne: Madman dá a cura para a ressaca5000 acessosSlipknot: Corey explica as nojentas desvantagens das máscaras4596 acessosMike Portnoy: não me considero um grande baterista5000 acessosDream Theater: garota de 10 anos em um destruidor cover na guitarra5000 acessosOutro Chris Cornell subiu ao palco em Detroit anteontem e precisamos falar sobre isso

Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online