Black Sabbath: as originais "Evil Woman" e "Warning"
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 27 de janeiro de 2014
Em 1968 ao norte dos Estados Unidos, mais precisamente na cidade Minneapolis, estado de Minnesota, a banda de Blues Rock, Crow, surgia sem imaginar que basicamente um ano depois, uma música chamada Evil Woman do seu segundo disco, Crow Music, viraria o primeiro ‘single’ do Black Sabbath e, consequentemente, um dos grandes hits dos ingleses.
Black Sabbath - Mais Novidades
O grupo norte americano na época era formado por Dave Wagner (vocais), Dick Wiegand (guitarra), Dave "Kink" Middlemis (teclados), Larry Wiegand (baixo) e Denny Craswell (bateria). A música também acabou sendo extraída do álbum do Crow e lançada separadamente com o título, Evil Woman (Don’t Play Your Games With Me) enquanto que a versão do Black Sabbath trazia apenas o título simples sem os parênteses, e entrava para o trabalho de estréia que teve lançamento em 13 de fevereiro de 1970, chegando aos Estados Unidos em 1 de junho do mesmo ano.
Versão Original de Evil Woman:
Porém nos Estados Unidos essa canção foi excluída do lançamento, entrando em seu lugar, Wicked World. Apenas em 22 de outubro de 2002 é que a versão do Sabbath foi lançada oficialmente aos ‘yankees’, quando veio inclusa na coletânea dupla, Symptom of the Universe: The Original Black Sabbath 1970-1978. Não se sabe quais os reais motivos da exclusão da releitura. Censura de um país com políticas conservadoras? Nesse caso não dá para apostar, pois no disco existem outras músicas com letras muito mais ousadas e atemporais que a de Evil Woman que relata apenas a história de uma mulher que procura o pai de seu filho, e que a mesma é acusada de má pelo suposto pai. Talvez a "Warner Brothers" (gravadora que lançou o LP nos Estados Unidos) não quisesse dois covers em um único álbum, já que Warning também foi "tomada emprestada", dessa vez do inglês Aynsley Dunbar. O baterista Dunbar (um dos melhores de todos os tempos, segundo a revista "Rolling Stone") compôs essa música com seu grupo Retaliation e lançou-a em 1967. O grupo durou até 1970 e entre os astros que Aynsley trabalhou estão: Jimi Hendrix, Jeff Beck, Frank Zappa, UFO, Whitesnake e muitos outros. O requisitado músico ainda está na ativa e um dos últimos trabalhos foi ao lado de Mickey Thomas em seu álbum The Bluesmasters featuring Mickey Thomas (2009).
Versão original de Warning:
O Crow não teve uma carreira tão promissora, a banda não durou mais que cinco anos e, em meio a sua separação, o vocalista Dave Wagner ainda lançou um trabalho solo, d/b/a Crow (1972). Em 1992 a "Era Records" lançou a coletânea Evil Woman: The Best of Crow. Por outro lado, a versão original de Warning ficou apenas no lançamento do single de 1967, enquanto que o ‘debut’ do Black Sabbath atingia a oitava posição no Reino Unido e a quinta nos Estados Unidos, alcançando platina nos dois países e ouro no Canadá, tendo como coadjuvantes os dois covers que se tornariam clássicos da primeira formação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor


Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


