O polêmico aprendizado sobre ciúmes e amor que Zeca Camargo teve com Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 20 de dezembro de 2023
Zeca Camargo estava participando do "Desculpa Alguma Coisa", videocast que faz parte do Universa e é apresentado por Tati Bernardi, quando no meio da conversa ela diz para ele: "Eu lembro de uma entrevista que você fez com o Renato Russo, em que ele falou que ele era possessivo e ciumento, e você supernovinho... você não lembra?", em um corte que pode ser visto no player abaixo.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Eu tenho muita raiva desta entrevista", revela Zeca. "Eu vi esta entrevista depois de velho... quando teve uma super-exposição no MIS sobre o Renato Russo (foi em 2017), eles me convidaram muito em função dessa entrevista para fazer o catálogo, o texto de abertura do catálogo. E eu, pra fazer este texto, eu revi aquela entrevista, que eu não via fazia muito tempo. E eu comecei a ficar com vergonha... é uma boa entrevista, mas era um moleque entrevistando um gigante. E em várias coisas o Renato me botou no bolso, perguntas que eram incríveis e que ele deixava a bola quicando e eu só via a bola saindo do campo, eu não chutava... este Zeca de 50 anos faria outra entrevista".
Tati faz uma intervenção e comenta: "Porquê ele fala assim: 'eu sou ciumento e possessivo', e você fala 'mas o amor passa um pouco por isso', e ele fala pra você 'não, o bom amor não passa por isso!'. Essa resposta é linda!" Zeca concorda e emenda: "Eu acho que intuitivamente eu aprendi isso com ele. Eu acho ciúme uma coisa horrorosa, sempre! Talvez eu tenha aprendido com ele, eu não tenho nenhum ciúme e não tenho nem saudade" diz Zeca, que em seguida passa a explicar que não sente saudade de entes queridos pois, para ele, a saudade não pode ser um sofrimento já que a certeza de reencontrá-los no futuro elimina a saudade.
Neste ponto, Zeca dá uma série de explicações para justificar porque ele considera "saudade" sinônimo de certeza, destacando que mesmo quando há a separação pela morte, as lembranças e experiências compartilhadas preenchem esta ausência, transformando-a em um presente significativo, usando como exemplo o caso de Rita Lee, onde ele enfatiza a riqueza dos momentos vividos com ela como sendo o fruto da entrega da cantora às pessoas próximas.
"Então voltando ao amor, voltando à possessão, voltando ao ciúme: não faz sentido você ter alguém e falar assim: 'mas eu estou inseguro'", diz Zeca. "Não pode ter insegurança. A insegurança é o pior sinal que o namoro/casamento/parceria está dando errado. Eu não posso conviver com alguém e me sentir inseguro".
A participação completa de Zeca Camargo no "Desculpa Alguma Coisa", apresentado por Tati Bernardi, pode ser vista no player a seguir.
A entrevista de Zeca Camargo com Renato Russo, que deu origem à fala de Zeca, está no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos

A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


