Radicitus: mesclando grunge e rock clássico em EP de estreia
Por Thainá Peres
Postado em 05 de dezembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Quando pensamos em grunge, rapidamente nos vem à mente nomes como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice In Chains, além das clássicas camisas de flanela, jeans rasgados, riffs poderosos e letras, em sua maioria, abordando temas como depressão, uso de drogas e solidão.
Já quando pensamos em rock clássico, um termo amplamente discutido no cenário do rock/metal, nos vem na cabeça grupos dos anos 60 e 70 como: The Beatles, Led Zeppelin, Deep Purple, The Rolling Stones e muitos outros. São os "dinossauros" do gênero, os que estavam lá quando o rock ainda era mato.
A proposta da Radicitus, banda oriunda da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, é justamente essa: unir o melhor dos dois mundos. O peso, o lirismo e o sentimentalismo típico do grunge da década de 90, com licks e solos de guitarra característicos das grandes bandas dos anos 60 e 70.
Recentemente, o grupo lançou seu EP de estreia, "Morphing", que conta com 4 faixas autorais, cujas letras são em inglês. De cara, a capa já prepara os ouvintes para o conteúdo ali presente: uma fotografia da Operação Tumblesnapper, que foi uma série de testes com armas nucleares conduzidos pelo governo dos Estados Unidos na década de 50. A foto em questão, retrata uma bomba nuclear a apenas alguns milissegundos antes de explodir.
Com relação às faixas, o EP abre com "Misery Blues", canção rápida e poderosa cuja letra é um reflexo da solidão e do conformismo, nos remete a algo que o The Doors lançaria, caso o grupo tivesse surgido em Seattle no fim dos anos 80. O solo, muito bem executado pelo guitarrista Hiago Mantovani de apenas 18 anos, deixa clara a influência de nomes como: Jimmy Page, Eric Clapton e Mick Taylor na composição.
A segunda faixa, "Come Inside Me", um convite do interlocutor para que "entremos dentro de sua mente" caso queiramos saber como ele realmente se sente, ao invés de julgarmos da boca pra fora, se inicia com uma linha de baixo vibrante e possui uma batida que pega referências nos primeiros discos do Kiss, mas com o peso característico do Nirvana ou do Alice In Chains no riff, uma grande canção.
Voltando a falar de baixo, o baixista Henrique Ciciliato deixa sua marca muito presente neste trabalho. Tocando de maneira forte e vibrante, nos remetendo a grandes nomes das 4 cordas como Geezer Butler e John Entwistle, o mesmo inicia a canção On The Line, que ultrapassa dos 7 minutos de duração. Em uma mistura de Soundgarden com Kyuss, o grupo traz uma canção densa, cuja letra aborda a sabotagem, inveja e retrata de maneira voraz pessoas aproveitadoras. Vale o destaque para a interpretação agressiva e rasgada do vocalista Lucas Branco e a batida quase tribal do baterista João Elias nesta faixa.
Por falar em voz, nessa obra, o vocalista Lucas Branco traz em suas interpretações, um timbre forte e poderoso, evocando uma mistura da delicadeza e do timbre de Jim Morrison, com o drive típico de Glenn Danzig. O baterista, João Elias, dá às canções um ritmo selvagem e único, com traços de John Bonham, Keith Moon e Bill Ward, o que deixa as canções dinâmicas e pesadas.
Por fim, acalmando os ânimos, a última faixa, "Bleakness", é uma balada soturna e com traços de psicodelia em seu instrumental. A música, que também ultrapassa os 7 minutos de duração, reflete uma situação de desilusão amorosa e solidão, na qual o interlocutor, reflete sobre como sua vida está, após ser abandonado por sua amada. A faixa foi fortemente inspirada no EP "Jar Of Flies" lançado em 1994 pelo Alice In Chains, mas traz muitos elementos de baladas utilizados pelos Rolling Stones e pelo Scorpions nos anos 70.
O EP de estreia da Radicitus, "Morphing", está disponível no Spotify, Amazon Music, Deezer, YouTube Music, Apple Music e na I Heart Radio.
Voz: Lucas Branco
Guitarra e violão: Hiago Mantovani
Baixo: Henrique Ciciliato
Bateria: João Elias
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"

Eloy Casagrande, Aquiles Priester e Mike Portnoy mandam mensagens para Jay Weinberg
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister
Metal contra o câncer: festival aceita "cabelo" como ingresso
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
A única banda de Rock brasileira que supera o Ira!, de acordo com Nasi


