Drumeo Awards premia baterista brasileiro Maurício Weimar
Por Emanuel Seagal
Postado em 29 de janeiro de 2024
Em dezembro do ano passado, a Drumeo anunciou os indicados aos prêmios de melhores bateristas de 2023. Entre os brasileiros tivemos Luana Dametto (Crypta), na categoria "Melhor Baterista do Metal", além de Ramon Montagner e Maurício Weimar na categoria "Melhor Baterista do Instagram".

Embora "II", baterista do Sleep Token, tenha levado o prêmio na categoria metal, o "caneco" na categoria Instagram veio merecidamente para o Brasil através da página "Extreme Drums" do Maurício. O músico atualmente mora na Noruega, e em seus vídeos é possível vê-lo tocando bateria, violino, guitarra e marimbas. Este domínio de tantos instrumentos remete ao seu início na música no Rio Grande do Sul, onde se formou em violino pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e começou a dar aulas de música em 1998. Ainda no Rio Grande do Sul ele começou a fazer história tocando na banda de hardcore Malévola, algo que inspirou Aquiles Priester (Edu Falaschi, ex-Angra, ex-Noturnall) no início da sua carreira, que ficou impressionado com sua velocidade tocando em um pequeno show na UFRGS.
Mais tarde Mauricio fez história no death metal nacional com as bandas Nephasth, com a qual gravou os álbuns "Immortal Unholy Triumph" (2001) e "Conceived by Inhuman Blood" (2004), lançados no Brasil e Europa, e The Ordher, gravando o debut "Weaponize", em 2007, lançado pela Unique Leader, gravadora fundada por membros da banda Deeds of Flesh. Ao longo dos anos ele gravou com outras bandas, como Distraught, Despised e Antrvm, banda do guitarrista Yohan Kisser.
Em seu canal no YouTube e perfil no Instagram ele ensina bateria com técnica e muito bom humor, com vídeos que atingiram milhões de visualizações e ganharam o apoio de grandes nomes da bateria mundial como Paul Mazurkiewicz (Cannibal Corpse), Mike Portnoy (Dream Theater), Iggor Cavalera (Sepultura), Richard Christy (Charred Walls of the Damned, ex-Death, ex-Iced Earth), Charlie Benante (Anthrax), John Tempesta (The Cult, ex-Exodus, ex-Testament), Gene Hoglan (Dark Angel, ex-Death, ex-Testament).
Aqui cabe meu relato pessoal de alguém que o conheceu brevemente em Porto Alegre e acompanhou sua carreira ao longo dos anos. Muito tempo passou desde o jovem Maurício gravando demo tape de death metal com a Interior Soul (banda pré-Nephasth) no Estúdio 1000 aqui em Porto Alegre, e se de lá pra cá sua técnica melhorou, como pessoa permanece o mesmo. Não conheço uma pessoa que não esbanje elogios a seu respeito, e este prêmio é extremamente merecido, e não somente como o melhor representante da bateria brasileira no Instagram, mas um dos grandes nomes do metal nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
A música dos Stones sobre um estranho hábito de donas de casa, e que nunca deu certo ao vivo
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas

Mauricio Weimar: os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacional
Os dois segredos que levaram um brasileiro para a fama e amizade com astros da bateria


