Mauricio Weimar: "o que eu penso sobre o Eloy Casagrande?"
Por Emanuel Seagal
Postado em 08 de maio de 2021
Mauricio Weimar é um baterista que ficou conhecido pelos seus trabalhos nas bandas THE ORDHER e NEPHASTH, dois grandes nomes do death metal nacional. Agora morando na Noruega, o músico e professor lançou um canal no YouTube chamado Extreme Drums, onde ele analisa músicas, dá aulas, tira dúvidas e oferece um conteúdo acessível tanto para bateristas de metal como fãs que querem aprender mais sobre o instrumento e o gênero em si.
Em seu último vídeo Mauricio começou falando da carreira do Eloy Casagrande, baterista do SEPULTURA, um tema bastante pedido pelo público por saber que Mauricio é um grande fã do SEPULTURA. Confira alguns trechos:
- O início da carreira de Eloy Casagrande: "O Eloy nasceu em 1991 e desde pequeno já mostrava sinais de extrema determinação e foco para se tornar um batera porrada, não há duvidas quanto a isso aí. Vai ver na biografia do cara, ganhou concursos como Batuca e Modern Drummer, tocou com um monte de gente importante. Na minha opinião atingiu o ápice da carreira até então ali em 2011 quando entrou no Sepultura, o cara tinha 20, 21 anos, pensa bem."
- Diferença do Eloy e outros bateristas de metal: "O Eloy é um baterista extremamente técnico e muito versátil e é exatamente isso que diferencia ele da maioria dos outros bateristas de metal. Por experiência própria, nós como bateristas de metal tradicional, a gente tende a se focar num estilo e a gente segue aquilo ali, e o Eloy em contrapartida, talvez pelo fato de ter começado muito cedo e sempre com professor, e ter aquela ambição de se tornar um batera mais completo, ele toca muitas outras coisas fora do metal também, e todas essas outras influências ele acaba trazendo para as bandas que ele toca, e isso faz com que o estilo dele seja esse estilo com extrema informação. Ele preenche todos os espaços da música ali, e essa característica é exatamente o que faz que algumas pessoas não gostem tanto desse estilo dele né, porque não deixa a música respirar as vezes, no ponto de vista dessas pessoas. Por outro lado, os fãs, essa legião de fãs que gosta dele, quer mais é ver isso mesmo, e aprecia essa capacidade dele elaborar as linhas de bateria.
Outra característica do Eloy é que o cara toca forte pra cacete. Me dá até uma falta de ar quando vendo o cara arregaçando aqueles pratos dele lá. Mas brincadeiras a parte, velho, o mérito é total do cara por ter chegado onde ele tá, ou seja, na crista dos bateras de metal, no mainstream mundial."
- Sua opinião sobre inovação: "Se tu perguntar assim, é o grande cara inovador da bagaça? Eu acho que não. Apesar dele estar nesse mainstream hoje em dia e ser um dos principais nomes, se tu perguntar pra mim qual seria o grande cara inovador responsável pela maior revolução na batera nas últimas décadas, eu vou falar que é o Max Kolesne, sem dúvida. Quando o metal mundial no início dos anos 2000, tava começando a baixar a onda, veio o Krisiun e arregaçou os caras, patrolou todo mundo, com aquele estilo brutal e a galera meio que acordou e começou a voltar a fazer um som mais agressivo depois disso aí."
Mauricio ainda deu sua opinião sobre o tema mais pedido pelos fãs, como Eloy toca as músicas da época do Iggor Cavalera, e comparou com outras bandas famosas que mudaram de baterista, como DEATH e SLAYER, confira no vídeo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Immortal anuncia que novo álbum de estúdio está escrito
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera

Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
O que Greyson Nekrutman trouxe ao Sepultura que outros bateristas não tinham
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Andreas Kisser não descarta futuros shows do Sepultura após a turnê de despedida
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A "nova" banda de Metal brasileira recomendada por Andreas Kisser
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter


