Judeu, Geddy Lee relembra como foi visitar um campo de concentração com a família
Por André Garcia
Postado em 25 de janeiro de 2024
Geddy Lee nasceu no Canadá, mas seus pais nasceram na Polônia. Quando o exército nazista dominou o país na Segunda Guerra Mundial, eles foram enviados para o mais temido dos campos de concentração: Auschwitz.
Foi lá que o casal se conheceu. Juntos, eles não só sobreviveram, como ao fim do conflito imigraram para o Canadá, onde tiveram Geddy e mais um casal de filhos. Conforme publicado pelo Fã Clube Rush Brasil, em entrevista para a publicação judaica Heeb, Geddy relembrou como foi a experiência de visitar com sua mãe e irmãos o campo de concentração onde ela foi submetida ao holocausto: "Fui com minha mãe, meu irmão e minha irmã, em 1995. Fomos para Bergen-Belsen, onde ela foi libertada — e era o 50º aniversário da libertação dela daquele campo de concentração. Enquanto estávamos lá, fomos até a cidade onde ela nasceu, e também em Auschwitz, onde ela estava antes de ser transferida para Bergen-Belsen. Foi a nossa oportunidade de revisitar a vida dela, e esse fato a deu um sentimento de conclusão, o encerramento daquela parte horrível de sua vida.
"Foi bom relembrar aquilo, independente do quão devastador é visitar um campo de concentração. O fato de ela ter sobrevivido (assim como minha avó, tia e tios), o fato de ela estar viva depõe contra os perpetradores do Holocausto, que foi algo desmoralizante. Sei que pode soar estranho, mas me lembro quando ela se virou para mim e disse: 'Quero que meus irmãos e irmãs façam essa viagem também, para experimentarem esse sentimento deque vencemos a guerra".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps