Pink Floyd e a famosa imagem das mulheres nuas com as capas de discos nas costas
Por Bruce William
Postado em 25 de janeiro de 2024
Volta e meia surge em alguma busca online uma foto bastante famosa exibindo seis mulheres de costas, nuas, com pinturas de capas de álbuns do Pink Floyd. Muitas pessoas pensam (inclusive este autor) que se trata de algum trabalho alternativo, mas a verdade é que foi um projeto feito pela gravadora da banda, a EMI.
Pink Floyd - Mais Novidades
Conforme relata o Front Page News, em matéria que inclusive exibe fotos adicionais, este trabalho foi contratado pela EMI em 1997 para promover o que seria o relançamento do catálogo do Pink Floyd - neste caso o uso da palavra "back" faz um trocadilho com "parte de trás" e "retorno" - e a sessão de fotos foi realizada em 1996 pelo fotógrafo Tony May em uma piscina privada em uma região de Londres, tendo as modelos sido pintadas pela pintora e ilustradora Phyllis Cohen.
Para quem já viu a foto e tem curiosidade de saber quem são as modelos, segue seus nomes, da esquerda para a direita: Pauline Swain ("Atom Heart Mother), Julia Ashbury ("Relics), Jackie St. Clair ("Dark Side of the Moon"), Mandy Lomax ("Wish You Were Here"), Jo Caine ("The Wall") e Kimberley Cowell ("Animals").
A concepção do trabalho foi feita por Finlay Cowan, que trabalhou com Storm Thorgerson, responsável pela arte gráfica de vários trabalhos do Pink Floyd, que falou sobre o projeto no livro "Mind over Matter: the Images of Pink Floyd": "Isso surgiu quando fomos contratados para promover o catálogo de Pink Floyd em 1996. Há um incrível senso de humor nas pessoas envolvidas com o Floyd, e eles decidiram que o catálogo de trás deveria ser literalmente, o catálogo nas costas. Então me contrataram para fazer as fotos, para um pôster promocional".
Prossegue Thorgerson: "Era difícil imaginar uma maneira de apresentar novamente as capas dos álbuns. Elas não podem ser distorcidas demais, senão ficam irreconhecíveis. Então a ideia das 'costas' parecia ser uma maneira agradável de re-apresentar as imagens em um contexto ligeiramente diferente, mas ainda assim plenamente claro. Levou uma eternidade para pintar as garotas: elas tiveram que ficar imóveis por cinco ou seis horas enquanto suas costas eram pintadas pela muito experiente Phyllis Cohen".
Thorgerson explica então por qual motivo foram escolhidas seis mulheres: "As capas seriam originalmente pintadas nas costas de meninos e meninas, mas isso se revelou um problema, porque cada pessoa representa uma capa de álbum, e as capas de álbuns são todas do mesmo tamanho e forma. Precisávamos de algo que fosse uniforme, e as costas de meninas e meninos são obviamente bastante diferentes. Tivemos que escolher entre um ou outro, e escolhemos as meninas - provavelmente porque somos meninos. Isso é questionável em um nível politicamente correto, e a foto recebeu algumas observações críticas - principalmente da minha parceira. Mas a maioria das mulheres a quem eu mostrei não se importou. Eu acho que as costas das meninas são mais elegantes do que as costas dos meninos, e eu estava buscando elegância e forma aqui", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Os 5 álbuns essenciais para compreender o rock nacional anos 1980, segundo Regis Tadeu
O erro que Erasmo Carlos cometeu, mas que Roberto Carlos driblou pra se tornar maior do Brasil
Quando Raul Seixas "se vendeu ao sistema", mas deixou escondida uma sementinha anárquica


Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
3 clássicos do rock cuja parte falada rouba a cena, segundo a American Songwriter
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters relembra sua colaboração com David Gilmour no hit "Wish You Were Here"
Roger Waters x David Gilmour; Nick Mason revelou quem foi o culpado da treta



